SSP apresenta planejamento da Operação Veraneio ao Corpo Consular de Santa Catarina
João Carlos Mendonça
Florianópolis, SC - A Secretaria da Segurança Pública realizou, na tarde desta quinta-feira (3), reunião com os cônsules dos países do Mercosul mais Itália, França e Portugal com o propósito de detalhar as principais ações preparatórias da SSP para a próxima Operação Veraneio, que inicia em dezembro. O encontro, organizado pela Diretoria de Integração da SSP, também contou com a participação do secretário do Turismo, Cultura e Esporte, César Souza Júnior; presidente da Santur, Valdir Walendowsky; e embaixador Abelardo Arantes, representante do Itamaraty.
O secretário-adjunto da Segurança Pública, coronel PM Fernando Rodrigues de Menezes, representando o secretário César Auguso Grubba, abriu o encontro e enumerou a série de ações que vem sendo executadas para garantir a segurança do cidadão catarinese e dos turistas que nos visitam durante a temporada. Destacou, por exemplo, a aquisição de viaturas e equipamentos de segurança para os policiais, além da reposição de efetivo com a inclusão de 444 novos militares, autorização para nomeação de 420 policiais civis mais peritos e técnicos do Instituto Geral de Perícias, o IGP.
Menezes também elogiou as parcerias com a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, por meio dos programas ForçaTur e Salvatur, que prevêem respasses no valor global de 17,5 milhões, através do Funturismo, destinados à Segurança Pública. Os recursos são aplicados na compra de equipamentos de segurança, sistemas de videomonitoramento, captura de imagens, placas de veículos e pessoas desaparecidas, além da construção de postos para salva-vidas ecológicos nos balneários catarinenses.
Os projetos garantem, ainda, uma ajuda de custo para 1,2 mil guarda vidas civis contratados pelas SSP. “Pela primeira fez o Estado, através das áreas de Turismo e Segurança Pública, investe num programa que permitirá trabalhar a prevenção e melhorar os índices de resolução de crimes”, disse o coronel PM Fernando.
Já o secretário César Souza Junior falou da importância dos dois proejtos que, segundo ele, se sustentam na convicção de que “um lugar só é bom para o turista, se for bom para quem vive aqui”. César Souza Júnior também avaliou como positiva a iniciativa em se manter uma equipe operacional que atue em conjunto com a SSP, Turismo e o Corpo Consular em Santa Catarina. E lembrou que o Turismo representa, hoje, 12,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, além da abertura de novas frentes de trabalho gerados pelo setor.
Durante a reunião os representantes da Polícia Militar, Bombeiros Militar e Polícia Civil apresentaram o planejamento das suas Instituições para a Operação Veraneio 2011/2012, que começa oficialmente dia 20 de dezembro e se estende até 5 de março de 2012. “É a maior operação policial desenvolvida pelo Governo através dos órgãos de segurança e que, desta vez, conta com a parceria da secretaria de Cultura, Esporte e Turismo”, disse o Coronel PM Fernando. A SSP prevê um investimento superior de R$ 15 milhões na execução da Operação Veraneio 2011/12.
Última atualização (Sáb, 05 de Novembro de 2011 07:32)



Google
Facebook
Twitter
del.icio.us
Blogger
Rain Concert








