Se existe um lugar onde o homem encontra a plenitudade da sua liberdade é no mundo das ideias. Sonhar, refletir, planejar são habilidades restritas a seres humanos e consistem em nossa maior riqueza, nos diferenciando dos animais irracionais e nos diferenciando uns dos outros. É no campo das ideias que tudo começa, e não há nada neste mundo – criado pela mão do homem – que antes não tenha existido apenas em sua mente.
Abrir mão do direito de pensar é negar nossa natureza humana. É na liberdade de pensar que desenvolvemos nosso olhar crítico sobre o mundo, nos tornando capazes de tomar decisões sobre o que queremos para nossas vidas. Não somos responsabilizados pelo o que pensamos, enquanto apenas pensamos. Mas, quando expressamos nossos pensamentos em atos ou palavras estamos sujeitos ao campo das leis – matéria tão debatida nos dias atuais, em que nos encontramos num país polarizado como nunca tínhamos visto.
Mas, meu convite aqui é para que muito antes de analisarmos se nossas opiniões serão tomadas como 'dentro da legalidade' ou fora dela, que tenhamos em mente uma realidade importante: não há apenas um castelo de pensamentos, porque você não é o único ser humano com liberdade de pensar! Apesar de sermos iguais em direitos e deveres, cada ser humano carrega em si seu templo particular de ideias. Respeitar e compreender que conflitos podem surgir ao compartilharmos estes universos é um importante passo para vivermos em harmonia mesmo diante das diferenças.
É preciso elevar o olhar e enxergar que dentro de cada pensamento há uma semente capaz de mudar a realidade amanhã. É dentro de nossas mentes que habitam os dias futuros. E este futuro será construído por aqueles capazes de compreender que diálogos devem ser pontes entre os homens, onde nos encontramos em nossas diferenças, e se formos capazes, encontraremos juntos novos e melhores caminhos por onde andar.
Comentários: