A informação chega primeiro aqui!

Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025

Colunas/Informa & Comenta

Prefeito ocultou a falta de tratamento de esgoto e agora quer dividir responsabilidade com a comunidade

Comitê Intersetorial de Monitoramento e Acompanhamento das Obras da ETE é "conversa de onça trepada em pé de maxixe"

Prefeito ocultou a falta de tratamento de esgoto e agora quer dividir responsabilidade com a comunidade
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

SONEGOU - O prefeito Fabrício Oliveira, do Partido Liberal, sonegou a informação de que a estação de tratamento de esgoto estava há dois anos sem funcionar e o esgoto coletado na cidade ia sem tratamento algum para o rio Camboriú.

COMITÊ - Quando não tinha mais como negar os dados divulgados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e os da Empresa Municipal de Água e Saneamento, resolveu ceder as exigências dos segmentos organizados da sociedade e aceitar uma reunião. E criou o Comitê Intersetorial de Monitoramento e Acompanhamento das Obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Balneário Camboriú.

DIVIDINDO - O nome é pomposo, mas em resumo, o que o Fabrício quer mesmo é que a comunidade também seja responsabilizada pela incompetência própria e dos seus comandados na Emasa. Foi crime o que fizeram, desativar (com a desculpa de reforma) a estação de tratamento de esgoto em plena pandemia de Covid-19 quando todos estavam mais preocupados em manter a saúde própria.

Leia Também:

CAIU - Uma semana depois de dizer que os exames que indicavam que a Praia Central de Balneário Camboriú não estava imprópria para banho e que o relatório era invenção daqueles que não gostam de Balneário Camboriú, o empresário Nelson Nitz deixou a presidência do Sindicato da Indústria da Construção Civil. Para o seu lugar, em um mandato tampão, está Carlos Hack, que já comandou a Emasa.

RESPOSTA - Não só os empresários da construção civil, mas os de todos os segmentos ligados as mais diversas atividades econômicas de Balneário Camboriú começaram a sentir que da forma como está a cidade só tem a perder. O engordamento da praia por si só não é atrativo suficiente se a praia está suja e imprópria para banho.

MP - O Termo de Ajuste de Conduta, assinado pela prefeitura (Emasa) com o Ministério Público é uma confissão clara do crime cometido por quem tem a responsabilidade de manter o tratamento do esgoto. Afinal de contas o contribuinte paga (e paga muito bem) para a manutenção do sistema.

BONDOSO - O MP foi benevolente ao extremo com essa turma que emporcalhou nossa Praia Central. Dar prazo até 2024 para resolver o problema por algo que nunca deveria ter acontecido e o mesmo que deixar criminosos à solta, mesmo depois do crime descoberto. Deveria, isso sim, pedir a responsabilização dos envovidos. 

COMPLÔ - Pior ainda para a grande maioria dos vereadores de Balneário Camboriú que não assinaram a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para ouvir e saber o que efetivamente aconteceu. A cidade perde com essa informação. Caso não tivesse preocupação, Fabrício Oliveira teria incentivado todos os vereadores, inclusive os de sua base, a assinarem a CPI.

ASSINARAM - Oficialmente cinco vereadores assinaram o pedido da CPI: André Meirinho (Progressistas), Eduardo Zanata (PT), Juliana Pavan (PSDB), Lucas Gotardo (NOVO)e Patrick Machado (PDT). Nas redes sociais correu uma lista em que também aparece o nome de Nena Amorim (MDB).

DE OLHO - Aliás, o MDB, depois do acerto feito com a atual administração, já está querendo o comando da Emasa. Resta saber se Fabrício vai ceder ou não.

FONTE/CRÉDITOS: Elias Silveira
Comentários:
Elias Silveira

Publicado por:

Elias Silveira

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!