POLUÍDA - No último relatório divulgado pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a Praia Central de Balneário Camboriú tem quatro dos 10 pontos analisados da água do mar com o nível máximo de coliformes fecais (bactérias encontradas no intestino). A coleta ocorreu no dia 2 de fevereiro.
FAZ TEMPO - O resultado também aponta que a praia segue, há mais dois meses, totalmente imprópria para banho. Os quatro pontos próprios estão localizados nas praias agrestes, exceto a Lagoa de Taquaras que continua poluída.
GRAVÍSSIMO - Segundo relatório do IMA, foram identificados 24.196 bactérias escherichia coli para cada 100 mililitros de água do mar, a maior quantidade que a avaliação técnica consegue identificar.
ANÁLISE - Para considerar um local próprio para banho na análise de balneabilidade, a amostra precisa ter menos que 800 bactérias escherichia coli a cada 100 ml nas últimas cinco avaliações. O índice máximo de bactérias, de 24.196, aparece nos pontos de coleta das ruas 3.000, 4.000, 3.500 e 1.400, entre a região Central e a Barra Sul.
PIORANDO - O mês de janeiro foi o pior dos últimos cinco anos em Balneário Camboriú. No município, não houve em janeiro dos anos anteriores um momento em que todos os pontos estivessem impróprios para banho ao mesmo tempo, segundo os relatórios do IMA.
SILÊNCIO - O pior de tudo é que a prefeitura de Balneário Camboriú não se pronuncia sobre o problema. A única informação dada foi de que a areia colocada no engordamento está sendo mantida em boa parte da Praia Central.
DESCULPA - Até o ano passado a Empresa Municipal de Água e Saneamento dava um contraponto de análise encomendada para analisar a balneabilidade. Agora a Emasa não faz mais a divulgação, o que leva a acreditar que não tem mais como divulgar inverdades sobre a realidade cruel pela qual estamos passando.
PREFEITO - Fabrício Oliveira tem que tomar providências. Será que foi feito um estudo a respeito da situação? O silência da autoridade máxima do município acaba prejudicando a cidade em sua divulgação turística.
VEREADORES - E na Câmara, será que alguém vai se pronunciar? O Marcelo Achutti (MDB) que seria uma esperança deve deixar o Legislativo e seguir para a Secretaria de Educação. Um acerto para encobrir as lambanças do Fabrício.
ENGORDAMENTO - Será que as areias trazidas para alargar a praia vieram sujas ao extremo e as consequências estão aparecendo? Alguém tem que dar uma explicação.
Comentários: