A informação chega primeiro aqui!

Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

Colunas/Informa & Comenta

Recado para o prefeito Fabrício Oliveira: "Não adianta engordar a praia se não trata o esgoto"

O medalhista olímpico Lars Grael, fundador do Instituto Rumo Náutico, falou na semana em que se comemora o dia mundial da água

Recado para o prefeito Fabrício Oliveira:
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

DEBATE - Muito se tem falado sobre a questão da balneabilidade nas praias catarinenses. A "Capital Catarinense do Turismo" é a que chama maior atenção. Afinal de contas aqui a Praia Central foi engordada, mas o tratamento do esgoto ficou de lado.

RECADO - "Como é que você vai fazer turismo em Governador Celso Ramos, em Bombinhas, em Balneário Camboriú,
se você tem esgoto nas galerias de águas pluviais, nos rios que chegam no mar, poluindo as praias? Do que
adianta você ampliar uma praia para poder aumentar a área de areia para as pessoas se banharem, pegarem
sol, se ali do lado sai um rio carregando esgoto?"

MENSAGEM - O recado acima é do medalhista olímpico Lars Grael, bronze em Seul 88 e Atlanta 96 na Classe Tornado. Ele falou sobre o assunto para o podcast Futuro Azul, exatamente na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, na quarta-feira (22). 

CRÍTICA - Grael disse que "a questão da relação entre o esporte e o meio ambiente é fato conhecido de várias modalidades esportivas, notadamente a prática da vela ou o iatismo, porque nós temos a nossa cancha de competição no mar, nas baías, lagunas, lagos, represas e rios. E nós observamos detritos, lixo flutuante, vazamento de óleo de embarcações, navios, mas sobretudo o esgoto. Então, o velejador torna-se um fiscal da natureza. O esporte não pode estar desconectado de questões como cidadania, educação, oportunidade, inclusão social, saúde pública e saneamento básico".

ELOGIO - No bate papo, o medalhista olímpico lembrou que "Santa Catarina é um estado desenvolvido em vários aspectos. Parque Industrial moderno, comércio atuante, a preservação de Mata Atlântica tem um índice acima da média brasileira, IDH elevado e destino turístico dos mais importantes do Brasil". 

LAMENTOU - "Mas tem números que são muito menos animadores quando a gente fala de apenas 27,7% da população com o esgoto tratado. Isso é muito pouco, é quase a metade da média nacional". 

SAIBA MAIS - Na manhã desta segunda-feira (20) o podcast Futuro Azul ainda não estava disponibilizado para acesso. CLICANDO AQUI você terá acesso aos demais programas tratando do assunto.

E A CPI? - Bem a da Balneabilidade continua aguardando a assinatura de pelo menos mais dois vereadores realmente comprometidos com a comunidade. Cinco já assinaram (Meirinho, Zanatta, Patrick, Juliana e Gotardo). Os outros 14 vereadores, que são da base do governo, estão cagando e andando para a comunidade. Quando a cidade perder o seu poder de atração talvez eles caiam na real, mas então poderá ser tarde demais. 

FONTE/CRÉDITOS: Elias Silveira
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!