A informação chega primeiro aqui!

Sexta-feira, 18 de Abril de 2025

Notícias/Geral

Abordagem Social de Balneário Camboriú recebe novas motos e vans para atendimentos

Veículos já estão operando nas abordagens de pessoas em situação de rua do município

Abordagem Social de Balneário Camboriú recebe novas motos e vans para atendimentos
Divulgação/PMBC
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Novas motos e vans foram entregues para a Abordagem Social, serviço da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família de Balneário Camboriú que atende pessoas em situação de rua. Ao todo, foram recebidos cinco veículos, sendo que quatro já estão em operação.

As duas motos entregues circulam desde o início de março, assim como as duas novas vans. O serviço também recebeu uma terceira van, que passará por adaptações antes de ir para as ruas. Os veículos antigos foram redirecionados à locadora - a locação dos veículos é viabilizada com recursos da Prefeitura.

“O trabalho da abordagem social é de suma importância para nosso município. A entrega dos novos veículos busca auxiliar no serviço prestado para as pessoas em situação de rua, sendo oferecidos acolhimento e auxílio para elas”, destacou o secretário de Assistência Social, Omar Tomalih.

Leia Também:

Atendimentos nos primeiros meses de 2025 - No primeiro trimestre do ano, a Abordagem Social realizou 8.777 abordagens, o que representa um aumento de 6,4% em relação ao mesmo período de 2024, quando registrou 8.248.

O relatório, divulgado pela Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, aponta que no total de abordagens realizadas, 1.084 pessoas foram atendidas. A diferença entre o número de abordagens e o total de pessoas atendidas acontece porque muitas são abordadas mais de uma vez. Em alguns casos, uma mesma pessoa foi abordada mais de cem vezes no trimestre.

Esse número também é influenciado pelos chamados feitos pela população. Quando a equipe é acionada e ao chegar no local não encontra ninguém, a ocorrência é contabilizada do mesmo jeito. Essas situações representam cerca de 10% do total relatado.

Nos primeiros três meses do ano, o município também registrou um recorde de solicitações feitas via 156 e aplicativo, com 4.270 chamados recebidos pela central da Abordagem Social.

O balanço feito pela secretaria indica ainda que 52% dos atendidos não haviam sido registrados pela Abordagem Social antes. Ou seja, mais de 500 pessoas foram atendidas pela primeira vez no município, oriundas de diversos lugares do Brasil e da América do Sul.

Foi registrado também o retorno de 160 pessoas (cerca de 15% do total) à Balneário Camboriú após mais de um ano sem serem atendidas. Sendo assim, aproximadamente 67% dos atendidos não possuíam vínculo com o município.

Como funciona o serviço de Abordagem Social - A Abordagem Social trabalha com equipes disponíveis 24 horas por dia, todos os dias do ano. O trabalho inclui buscas ativas para identificar e oferecer auxílio às pessoas em situação de rua. Quando o acolhimento é recusado, os profissionais orientam sobre os serviços disponibilizados.

O atendimento pode ser solicitado pelo telefone 156 e WhatsApp (47) 98807-2405.



FONTE/CRÉDITOS: Secretaria Municipal de Comunicação/Aysla Pereira
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!