A informação chega primeiro aqui!

Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025

Notícias/Segurança Pública

Agentes de Trânsito completam 20 anos de atuação em Balneário Camboriú

Primeira turma foi formada em 17 de outubro de 2005

Agentes de Trânsito completam 20 anos de atuação em Balneário Camboriú
Charles Camargo/Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Há 20 anos foi formada a primeira turma de Agentes de Trânsito de Balneário Camboriú. Inicialmente vinculada à Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Balneário Camboriú (Compur), a instituição foi um marco de avanço e desenvolvimento em questões de trânsito e mobilidade no município. Hoje com 82 profissionais, o efetivo segue se atualizando e contribuindo na fiscalização, orientação, formação e prevenção no trânsito.

“Balneário Camboriú conta com um time comprometido que atua há 20 anos com dedicação, responsabilidade e coragem no cuidado com o nosso trânsito. Hoje, são 82 agentes que, diariamente, garantem a segurança e a fluidez das vias, enfrentando sol, chuva e todos os desafios que a função exige. Nosso compromisso é seguir valorizando esses profissionais, fortalecendo a estrutura da BC Trânsito e investindo em capacitação e tecnologia, para que o trabalho continue sendo exemplo de eficiência e compromisso com a cidade”, ressalta a prefeita Juliana Pavan.

A data foi celebrada em um encontro dos profissionais no último domingo (19). Além disso, a Câmara de Vereadores promoveu, na noite de sexta-feira (17), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Agente de Trânsito – celebrado em 16 de outubro. A solenidade foi proposta pelo presidente do Legislativo Municipal, Marcos Kurtz.

Leia Também:

O inícioOs trâmites para a atuação dos profissionais começou oficialmente em 2004, com a Lei Municipal nº 2.399, que atribuiu à Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Balneário Camboriú (Compur) as competências de órgão executivo de trânsito. Durante o segundo mandato do então prefeito Rubens Spernau (2005–2008), foi implantado o serviço municipal de Agentes de Trânsito e, em 17 de outubro de 2005, tomou posse a primeira turma, composta por 30 agentes.

Em 2005, os atendimentos realizados pelos agentes de trânsito ocorriam das 7h às 19h. Já em 2006, o horário foi estendido até a meia-noite e, posteriormente, passou a ser realizado 24 horas por dia, atendendo a um apelo dos cidadãos que solicitavam mais presença e apoio no trânsito da cidade.

Os Agentes de Trânsito se mantiveram vinculados à Compur por 15 anos. Esse vínculo perdurou até 19 de dezembro de 2019, quando foi sancionada a Lei Complementar nº 53, extinguindo a Compur e criando a Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito). Os agentes foram incorporados oficialmente à nova estrutura em 2 de maio de 2020, marcando o início de uma nova era de autonomia, valorização e fortalecimento institucional.

Prevenção e conscientizaçãoAlém dos serviços administrativos e operacionais, um dos principais braços de trabalho da BC Trânsito é a Escola Pública de Trânsito de Balneário Camboriú (EPTBC), espaço voltado à formação cidadã e à educação para o trânsito. A escola é hoje referência estadual, recebendo crianças, adolescentes e adultos para vivências educativas que despertam consciência e responsabilidade, ministradas por agentes de trânsito e profissionais auxiliares.

Novos temposOs Agentes de Trânsito agora também são um pilar fundamental na fiscalização de ciclomotores e autopropelidos, uma realidade atual da micromobilidade. Com eles, Balneário Camboriú tornou-se referência em legislação e fiscalização desses equipamentos. Os profissionais são responsáveis pela fiscalização, aplicação de multas, remoções e apreensões. A classificação das penalidades segue o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

FONTE/CRÉDITOS: Secretaria Municipal de Comunicação/Mateus Silva
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!