A informação chega primeiro aqui!

Sabado, 22 de Marco de 2025

Notícias/Política

Ana Paula Lima celebra aprovação de projeto que reestrutura os Conselhos Regionais de Enfermagem

Uma das mudanças mais relevantes aprovadas pelo Plenário é a ampliação da representatividade dos profissionais na instância máxima do sistema

Ana Paula Lima celebra aprovação de projeto que reestrutura os Conselhos Regionais de Enfermagem
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Câmara dos Deputados deu um passo importante para a modernização e democratização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. Na noite de terça-feira (18), foi aprovado o projeto de lei que altera a Lei 5.905, de 12 de julho de 1973, promovendo uma reformulação na governança e no sistema eleitoral da instituição.

Para a deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC), vice-líder do governo na Câmara e enfermeira obstetra por formação, a aprovação do projeto representa um avanço significativo para a categoria. “A enfermagem é a espinha dorsal do sistema de saúde do nosso país, e a reestruturação dos Conselhos é essencial para garantir mais representatividade e justiça aos profissionais. Essa medida corrige distorções históricas e fortalece nossa profissão”, destacou a parlamentar.

Uma das mudanças mais relevantes aprovadas pelo Plenário é a ampliação da representatividade dos profissionais na instância máxima do sistema. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) passará a contar com um representante efetivo de cada uma das 26 Unidades Federativas e do Distrito Federal, além de suplentes em igual número, garantindo maior equidade na representação de todas as regiões do país. O mandato dos conselheiros também será ampliado de três para quatro anos.

Leia Também:

Além disso , a redução da multa aplicada aos profissionais que não votarem nas eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. Atualmente, a penalidade equivale ao valor total de uma anuidade, mas com a nova proposta, será reduzida para apenas 3% do valor, representando uma diminuição de 97%.

A matéria teve como relator o deputado Bruno Farias (MG), que ressaltou o impacto positivo da proposta. “A inclusão de representantes de todos os estados no Cofen é um avanço para a categoria e para a sociedade. Precisamos garantir que as necessidades dos profissionais de todo o Brasil sejam ouvidas e atendidas”, afirmou.

A aprovação do projeto foi resultado da articulação da Bancada da Enfermagem, em parceria com o presidente da Câmara, Hugo Motta. O presidente do Cofen, Manoel Neri, celebrou a conquista e destacou a importância do apoio parlamentar. “Temos hoje um conjunto de deputados comprometidos com a Enfermagem, como Enfermeira Rejane, Ana Paula Brandão, Bruno Farias, Dorinaldo Malafaia, Ana Paula Lima e Alice Portugal. Essa mobilização foi fundamental para essa vitória”, concluiu.

A proposta segue agora para apreciação no Senado Federal, onde a expectativa é de uma tramitação célere para que as mudanças entrem em vigor o quanto antes.

 

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Comunicação/Gabinete da deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC)/Ana Paula Thomaz Pina - Dorva Rezende
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!