A informação chega primeiro aqui!

Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025

Notícias/País

Ana Paula Lima destaca importância de Plano Nacional para conter avanço da dengue

Santa Catarina teve mais de 360 mil casos prováveis de dengue em 2024, um aumento de 717% em relação ao mesmo período de 2023.

Ana Paula Lima destaca importância de Plano Nacional para conter avanço da dengue
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Diante do expressivo aumento de casos de dengue em 2024, o Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (9), a criação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses. A medida, apresentada pela ministra Nísia Trindade, na manhã desta quinta-feira (9), visa fortalecer e agilizar as estratégias de vigilância em colaboração com estados e municípios ao longo de 2025. Em 2024, o Brasil registrou 6,6 milhões de casos prováveis de dengue, com 6 mil óbitos. O estado de Santa Catarina enfrentou um aumento de 717% nos casos, com mais de 360 mil notificações prováveis, destacando-se como o quarto estado com maior incidência.

Além do COE, o Governo Federal lançou o novo Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika, com ações estratégicas para conter o avanço das arboviroses. A deputada federal Ana Paula Lima, membro da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, destacou a relevância da iniciativa em um momento crítico para o país e para seu estado.

“Enfrentamos uma situação alarmante em 2024, e medidas como essas são essenciais para proteger a população e garantir uma resposta eficiente às arboviroses. O novo plano trará recursos, tecnologias inovadoras e apoio necessário para estados e municípios lidarem com essa crise de saúde pública”, afirmou a deputada.

Leia Também:

Medidas estratégicas para o combate às arboviroses - O Plano de Contingência Nacional apresenta uma série de ações voltadas para a redução dos impactos das arboviroses, com destaque para:

* Expansão do método Wolbachia, que previne a disseminação de mosquitos infectados, para 40 cidades até 2025;
* Implantação de insetos estéreis em comunidades indígenas e áreas de preservação ambiental;
* Distribuição de mais de 3 milhões de testes para diagnóstico de dengue e outras arboviroses;
* Aquisição de 9,5 milhões de doses da vacina contra a dengue, com 5,5 milhões já enviadas aos estados;
* Reforço na distribuição de larvicidas e inseticidas para os municípios mais afetados.

“Esse cenário exige respostas rápidas e estruturadas, e o Plano de Contingência demonstra o compromisso do Governo Federal em atender às necessidades da população brasileira. A mobilização conjunta será fundamental para superar os desafios impostos pelas arboviroses”, reforçou Ana Paula Lima.

Fortalecimento da rede assistencial e mobilização comunitária - Além de combater o vetor da dengue, o plano prevê a capacitação de profissionais da saúde para diagnóstico e tratamento e ajustes na rede assistencial para atender ao aumento da demanda. Desde 2023, o Ministério da Saúde recompôs os estoques de inseticidas e distribuiu mais de 3 milhões de testes diagnósticos para estados e municípios.

A ministra Nísia Trindade destacou que o Plano de Ação 2024/2025 será conduzido por meio de uma parceria tripartite, envolvendo União, estados e municípios. A mobilização comunitária também será incentivada, com campanhas educativas sobre medidas preventivas, como a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti.

“Além das ações preventivas, é fundamental destacar o papel dos municípios nesse enfrentamento, especialmente pela responsabilidade que têm na limpeza urbana e em outras medidas essenciais de controle. Nesse contexto, reforçamos a importância do trabalho conjunto entre as esferas federal, estadual e municipal para garantir uma resposta eficaz no combate à dengue”, enfatizou a ministra.

FONTE/CRÉDITOS: Dorva Rezende/Assessoria de Imprensa
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!