A informação chega primeiro aqui!

Sabado, 28 de Janeiro de 2023

Notícias Política

Definidos os gabinetes dos novos deputados da Assembleia Legislativa

Deputados acompanham o sorteio dos gabinetes

Definidos os gabinetes dos novos deputados da Assembleia Legislativa
Vicente Schmitt/Agência AL
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou na tarde desta segunda-feira (9), na sala da Presidência, o sorteio dos 16 gabinetes dos deputados que assumem o primeiro mandato a partir de fevereiro deste ano. O presidente do Parlamento, deputado Moacir Sopelsa (MDB), enfatizou que o objetivo foi de oferecer transparência na escolha dos gabinetes e permitir que os parlamentares pudessem ocupar as novas salas de forma mais democrática e equitativa.

Os deputados reeleitos permanecem nos atuais gabinetes ou realizaram trocas entre eles. Oito dos novos deputados fizeram questão de comparecer pessoalmente ao evento, enquanto outros mandaram representantes e após o sorteio foram conhecer as salas, que começam a ser desocupadas nesta semana, mas que efetivamente tomaram posse no dia 1º de fevereiro. O único parlamentar que não teve o seu gabinete definido no sorteio foi o deputado Mário Motta (PSD), que deverá ocupar a sala do futuro vice-presidente da Alesc, que ainda não foi definido.

O sorteio foi conduzido pelo chefe de gabinete da presidência da Alesc, Leonardo Lorenzetti, e ficou acertado que os parlamentares podem permutar os gabinetes entre si até o início de fevereiro. Um dos casos que ficou em análise é do deputado Camilo Martins (Podemos) que solicitou poder ocupar o gabinete utilizado atualmente pelo seu pai, Nazareno Martins (Podemos), mas que por sorteio ficou com o deputado Oscar Gutz (PL).

“Em minha opinião e da Mesa Diretora da Casa não havia forma mais transparente e democrática do que promover o sorteio dos gabinetes, na verdade de 15 gabinetes, já que um deles ocupará a sala do futuro vice-presidente. Não havia outra forma de atender a todos com igualdade e com justiça. E é isso que promovemos com esse Ato da Mesa, cada um teve oportunidade de acompanhar o sorteio e os gabinetes são praticamente iguais, claro que há alguns com uma condição melhor que o outro, mas a estrutura do gabinete é idêntica”, explicou o deputado Moacir Sopelsa.

Prestigiaram o evento os deputados reeleitos Mauro de Nadal (MDB), José Milton Scheffer (PP) e Vicente Caropreso (PSDB) e os novos deputados Estener Soratto (PL), Tiago Zilli (MDB), Camilo Martins, Lucas Neves (Podemos), Mario Motta, Marcos da Rosa (União), Sérgio Guimarães (União) e Marcos José Abreu (Psol).

FONTE/CRÉDITOS: Ney Bueno/AGÊNCIA AL
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!