A informação chega primeiro aqui!

Sabado, 15 de Junho de 2024

Notícias Política

Deputado Mário Motta inova e faz boletim diário em viagem internacional

Parlmentar iniciou uma série de agendas na Coreia do Sul, durante a primeira missão internacional em comitiva pluripartidária

Deputado Mário Motta inova e faz boletim diário em viagem internacional
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta segunda-feira, 20 de maio, o deputado estadual Mário Motta (PSD) iniciou uma série de agendas na Coreia do Sul, durante a primeira missão internacional em comitiva pluripartidária do mandato do parlamentar. Durante a viagem, que tem por finalidade a absorção de ideias diferenciadas daquele país para enriquecer ainda mais o nosso estado, o deputado inova ao realizar uma prestação de contas online e diária por meio de boletins informativos divulgados nas redes sociais. 

Havia décadas, a Coreia do Sul apresentava Índices de Desenvolvimento Humano e de Educação similares aos de Santa Catarina. No entanto, devido a políticas educacionais consistentes, o país se transformou em um verdadeiro polo tecnológico e exemplo de nação desenvolvida. Para conhecer de perto os modelos que revolucionaram a Coreia do Sul, a comitiva cumpre uma extensa agenda que inclui visitas a escolas, secretarias de educação, universidades e empresas. 

A programação começou na segunda-feira, 20 de maio, com reunião na Embaixada do Brasil em Seul e participação na Assembleia Nacional da República da Coreia. Nos dias seguintes, os parlamentares visitam a LG Headquarter para encontro sobre a instalação da fábrica no município de Garuva, em Santa Catarina, e a Korean Vacational College of International & Technology, reconhecida como a melhor escola superior técnica especializada em tecnologia da informação. 

A agenda inclui ainda visitas a escolas públicas, ao Ministério da Justiça, à Samsung Biologics, maior fabricante do mundo no setor biofarmacêutico em um único lugar, à Korea University Anan Hospital, que implementou o sistema de saúde público multiespecializado, considerado um modelo perfeito da medicina do século XXI, à startup Edtech TIIID que utiliza inteligência artificial (IA) para tornar o aprendizado mais eficiente e à Polícia Metropolitana para conhecer os sistemas que garantem a segurança do país. 

Para compartilhar todas as experiências e aprendizados, o deputado Mário Motta realiza boletins informativos diários contando as tecnologias, sistemas e modelos coreanos que poderiam ser replicados em Santa Catarina. A ideia é trazer de Seul soluções para serem aplicadas no estado catarinense, assim como aconteceu recentemente em outra viagem do parlamentar. 

Após participar da Assembleia Geral da União dos Parlamentares da América do Sul e do Mercosul (UPM), realizada em Mendoza, na Argentina, conhecida como a Cidade das Árvores, o deputado Mário Motta desenvolveu um projeto que tem por finalidade a criação de comitê de apoio interinstitucional para auxiliar as cidades catarinenses na elaboração de planos municipais de arborização urbana. O Plano Mendoza, como é chamado pelo gabinete, foi apresentado na última segunda-feira, 13 de maio, à equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde (Semae). 

"Além de ser uma prestação de contas, no boletim informativo pretendemos divulgar o que estamos absorvendo, os modelos que estamos conhecendo e como podemos implementar de algum modo estas ideias transformadoras para melhorar ainda mais o nosso querido estado de Santa Catarina", destaca o deputado Mário Motta.

FONTE/CRÉDITOS: Claudia Xavier/Assessora de Comunicação
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!