A maioria dos analistas políticos e crítico da administração de Fabrício Oliveira (PL - Partido Liberal) destacam que a próxima administração municipal, além dos problemas constatados em várias áreas, vai ter que se esforçar para recuperar a imagem manchada de Balneário Camboriú. O relatório do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), volta a destacar pontos impróprios para banho na Praia Central.
O relatório de balneabilidade com as informações referentes à semana de 23 a 27 de dezembro de 2024 foi divulgado nesta sexta-feira (27). De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho, o que representa 71,43%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 62 estão adequados para banho, o que equivale a 71,26%.
Em Balneário Camboriú, dos 15 pontos pesquisados, três estão impróprios para banho. Tradicionalmente a Lagoa de Taquaras é imprópria. Nenhum ação de recuperação de um dos mais belos locais de Balneário Camboriú foi levada adiante na atual gestão.
Já na Praia Central de Balneário Camboriú, o Pontal Norte (na região de saída do Marambaia) e em frente a rua 1400, estão impróprios para banho.
Todas as informações, comparativos e considerações técnicas desta semana constam no relatório que pode ser conferido na íntegra neste link
No site as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar durante a semana os relatórios emitidos, bem como, o resultado mais atualizado da propriedade de cada ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa ou conferir o menu ‘histórico’.
RELATÓRIOS DIVERGENTES - A Emasa, Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú, publicou no site da empresa nesta sexta-feira (27), relatório de balneabilidade que aponta todos os dez pontos de coleta analisados da Praia Central próprios para banho. Nas praias Agrestes, dos cinco pontos onde é feita a coleta, quatro estão próprios, e o medido na Lagoa de Taquaras está impróprio.
O resultado pode ser conferido no site da Emasa em: https://www.emasa.com.br/emasa/laboratorios/balneabilidade-praias--boletim-semanal.
As coletas foram feitas no dia 20 de dezembro. As coletas estão sendo feitas três vezes por semana desde a semana passada.
A Emasa não faz as coletas de balneabilidade nos dias de chuva, já que as precipitações interferem diretamente no resultado das análises. Ao todo, são monitorados quinze pontos, dez na Praia Central e cinco nas Praias Agrestes.
No relatório são levados em conta os resultados das cinco últimas coletas, conforme Artigo 9° previsto na Resolução CONAMA nº 274/2000, que define os critérios de balneabilidade em águas brasileiras. A empresa contratada pela Emasa para fazer o serviço é a Umwelt Biotecnologia Ambiental, empresa credenciada pelo IMA e acreditada no INMETRO, que atua há 27 anos no mercado.
Para ter a condição de PRÓPRIO para banho, cada local analisado tem que apresentar uma concentração de no máximo 800 NMP/100ml da bactéria Escherichi coli (E. coli), em 80 % de cinco amostras consecutivas. NMP é a abreviatura para Número Mais Provável.
Comentários: