A série documental GÊMEAS TRANS: UMA NOVA VIDA, produção original da Warner Bros. Discovery, que acompanha a vida das irmãs brasileiras de 21 anos, Mayla e Sofia, as primeiras gêmeas a realizarem juntas a cirurgia de redesignação sexual globalmente e as pessoas mais jovens do Brasil a passarem pelo procedimento, estreia neste dia 1º de junho na HBO Max e discovery+.
A produção nacional chega às plataformas no mês do Orgulho LGBTQ+ e ao longo de seis episódios, os primeiros três disponibilizados na estreia e os três últimos na quinta-feira seguinte, Mayla e Sofia se reencontram para curtir férias, rever antigos e encarar novos desafios.
Em 2021, aos 19 anos, as irmãs realizaram juntas, na Transgender Center Brazil, em Blumenau, a cirurgia de redesignação sexual, sob comando do médico José Carlos Martins Junior, e agora se deparam com os desafios da nova vida. Mayla mora em Buenos Aires, onde cursa medicina, e Sofia vive em Franca, interior de São Paulo, onde estuda engenharia. Conflitos, escolhas, amor, realização de sonhos e o dia-a-dia de luta pelo reconhecimento e contra o preconceito são alguns dos temas abordados no reality.
O médico que realizou a cirurgia, juntamente com uma equipe de profissionais, até hoje é reconhecido como o único que fez o procedimento ao mesmo tempo, em gêmeas trans. Em sua clínica, mais de 600 pessoas já passaram pela cirurgia. “Este feito foi desafiador, primeiro porque seriam duas irmãs passando pela cirurgia ao mesmo tempo e depois, porque era algo inédito no mundo”, comentou Dr. Martins.
Criadas em Tapira, cidade do interior de Minas Gerais, com apenas quatro mil habitantes, as jovens vieram de origem simples, uma família humilde que, apesar das limitações financeiras e sociais, sempre fez de tudo para apoiar e contribuir com os sonhos de Mayla e Sofia.
Já no primeiro episódio as gêmeas começam as férias se reencontrando por um motivo muito especial: participação em um concurso de beleza realizado na cidade onde cresceram. Um sonho desde a infância para ambas. Estar nesse concurso se tornou ainda mais especial, uma vez que a estilista que assina os figurinos é ninguém menos que Michelly X, renomada stylist e mulher trans, que assina looks de personalidades como Ivete Sangalo, Xuxa, Anitta e muitas outras.
A chegada das gêmeas ao interior de Minas, o reencontro com a família e o burburinho dos moradores fazem com que a tensão com os preparativos para o concurso de beleza cresça. Como serão os próximos dias?
Outro personagem catarinense esteve presente e envolvido na produção internacional, o jornalista e RP Alex Ferrer, que na ocasião da cirurgia foi o responsável pela divulgação da história em mais de 50 países. Na época ele ajudou as gêmeas, já que a mídia do mundo todo estava interessada na história, o que gerou pauta em programas de TV em todos os continentes.
Depois desse suporte ele acabou criando um laço de amizade e carinho por elas e pela família e com isso acabou tendo participação no conteúdo. “A experiência de participar de um reality é incrível, nesse caso específico foi especial, me senti privilegiado em ser testemunha de uma história de amor e superação”, pontuou.
A série é uma produção da Warner Bros. Discovery realizada pela Endemol Shine Brasil. Dirigida por Rico Perez, Carmen Santiago assina o projeto como produtora executiva. Adriana Cechetti e Marina Pedral são as responsáveis pela produção por parte da Warner Bros Discovery, Lara Kaletrianos responde pela produção geral e Nani Freitas é produtora executiva por parte da Endemol Shine Brasil.
GÊMEAS TRANS: UMA NOVA VIDA
Estreia: Quinta-feira, 1º de junho, na HBO Max e no discovery+
Classificação indicativa: A12
Comentários: