A informação chega primeiro aqui!

Sabado, 15 de Marco de 2025

Notícias/Geral

Emasa realiza troca de membranas da lagoa de aeração de Balneário Camboriú

Para também melhorar a eficiência da Estação de Tratamento de Esgoto, a Emasa relançou a licitação para obras de reforma e ampliação do tratamento preliminar

Emasa realiza troca de membranas da lagoa de aeração de Balneário Camboriú
Emasa/Divulgação
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta semana, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) iniciou a troca das membranas da lagoa de aeração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no Bairro Nova Esperança. Serão duas mil membranas trocadas durante o mês de fevereiro.

O diretor presidente da Emasa, Auri Pavoni, explica que as membranas servem para oxigenar a lagoa de aeração. "A lagoa estava com membranas não originais, de qualidade inferior, e agora serão substituídas por peças originais importadas dos Estados Unidos. Com essa mudança teremos uma melhor performance ao tratamento de esgoto na estação”, explicou Pavoni. 

As membranas ficam abaixo dos aeradores, que são equipamentos usados ​​em lagoas de estabilização para ajudar a remover os poluentes biológicos e outros poluentes dos efluentes. A manutenção compreende a troca de membranas devido a rasgos e a troca de abraçadeiras por deterioração.

Leia Também:

Conforme o diretor técnico da autarquia, Jefferson de Queiroz, essas membranas são bem antigas e não foram trocadas durante a obra de recuperação da lagoa de aeração pela antiga gestão. "Com esta substituição de membranas na lagoa de aeração da ETE, a Emasa espera aumentar a eficiência do tratamento. A eficiência com estas membranas é superior, pois ajudam na reação bacteriológica gerando mais oxigenação e uma melhora significativa no tratamento de efluentes a partir dos próximos meses”, ressaltou Jefferson.


Tratamento preliminar - Para também melhorar a eficiência da Estação de Tratamento de Esgoto, a Emasa relançou a licitação para obras de reforma e ampliação do tratamento preliminar, que é o local onde acontece a separação dos rejeitos, como fios de cabelo, cotonetes, areia, gordura, entre outros. A melhoria do sistema preliminar inclui intervenções nos sistemas elétricos, hidráulicos, nas unidades de gradeamento, peneiramento, remoção de gordura e medição do sistema. A obra tem um custo estimado em R$ 35,5 milhões.




FONTE/CRÉDITOS: Emasa - Empresa Municipal de Água e Esgoto de Balneário Camboriú/ Rafael Weiss 
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!