O Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, convida a comunidade para participar da segunda reunião do projeto “Udesc na Vila”.
O encontro ocorre na segunda-feira, 23 de setembro, das 18h às 19h, com o objetivo de reunir voluntários para atuar em na construção de soluções para os problemas vivenciados pelas cerca de 400 famílias que residem na Vila Fortaleza, localizada próxima à universidade.
Organizado em parceria com a Universidade do Bem Viver (UBV), o evento contará com a participação da professora da Udesc, Ivoneti Ramos. A docente irá compartilhar saberes sobre o desenvolvimento sustentável de territórios, área em que desenvolve pesquisas. A reunião apresentará ainda uma iniciativa de lideranças comunitárias para o Dia das Crianças na Vila Fortaleza.
O encontro ocorre no bloco 2 da Udesc Balneário Camboriú, e é aberto a estudantes, servidores e membros da comunidade que tenham interesse em participar ou apoiar o projeto.
Primeiro encontro deu início ao projeto - A primeira reunião para debate do tema e organização da equipe foi realizada no dia 9 de setembro, com participação de cerca de 30 técnicos, professores, estudantes e moradores do município.
Entre os participantes estava Jheniffer Schmitz, acadêmica de Administração Pública da Udesc Balneário Camboriú. “Eu sempre pratiquei o voluntariado e quando iniciaram as conversas para pensar no projeto eu já me disponibilizei. Entendo que devemos valorizar as vozes da comunidade para ajudar na solução de problemas públicos. As demandas da Vila Fortaleza precisam ser ouvidas e resolvidas”, conta.
Conforme a graduanda, os impactos de ações voluntárias envolvem alegria, superação, aprendizado e transformação social, tanto para quem atua quanto para a localidade onde o projeto é executado. “Enquanto estudante de Administração Pública, sei da importância da extensão universitária em nosso currículo acadêmico e como isso nos capacita para executar na prática o que estudamos na teoria. Para a Vila Fortaleza, é importante a união de forças para encontrar soluções para problemas existentes dentro da comunidade”, avalia Jheniffer.
Para saber mais sobre o “Udesc na Vila”, entre em contato com a direção de Extensão pelo e-mail dex.cesfi@udesc.br ou pelo whatsapp ( 47) 988522448.
Comentários: