A informação chega primeiro aqui!

Sexta-feira, 18 de Abril de 2025

Notícias/Geral

FECAM e Governo do Estado avançam na criação de Cadastro Único para população em situação de rua

Encontro reuniu representantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Prefeitura de Florianópolis, Polícia Militar (PMSC), Polícia Civil, Conselho Comunitário de Segurança e Fepese

FECAM e Governo do Estado avançam na criação de Cadastro Único para população em situação de rua
Divulgação
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na manhã desta sexta-feira (21), a sede da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) foi palco de mais um avanço no debate sobre a população em situação de rua no estado, com a apresentação da Força-Tarefa DOA – Defesa, Orientação e Apoio a Pessoas em Situação de Rua. A iniciativa é um desdobramento do compromisso assumido pela FECAM junto ao Governo do Estado e aos municípios catarinenses na criação de um cadastro único desta população.

O encontro reuniu representantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Prefeitura de Florianópolis, Polícia Militar (PMSC), Polícia Civil, Conselho Comunitário de Segurança e Fepese. Durante a reunião, foi apresentado o aplicativo Acolher, uma ferramenta inovadora que permitirá a identificação das pessoas em situação de rua por reconhecimento facial, geolocalização para monitoramento da população e integração entre as equipes envolvidas. 

O sistema funcionará como uma base de dados estratégica, auxiliando o setor público na tomada de decisões mais assertivas sobre a questão. Essa primeira etapa do projeto está sob coordenação do prefeito de Joinville, Adriano Silva, a pedido do presidente da FECAM, prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

Leia Também:

A FECAM tem o papel de garantir a efetivação do cadastro estadual da população em situação de rua que será construído pelo Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública, a partir de referências já existentes no município de Florianópolis. 

“Esse cadastro vai garantir identificar com precisão o número de pessoas em situação de rua ou que estão de passagem em cada município catarinense. A partir disto, serão identificadas as demandas, o perfil da população e suas necessidades, assegurando que as políticas públicas possam trabalhar de forma integrada e articulada no atendimento a esta população”, afirma o diretor executivo da entidade, Adriano de Medeiros Caldas. 

Além disso, a entidade irá solicitar ao Governo do Estado o fortalecimento de políticas públicas, como Saúde, Assistência Social, Trabalho e Renda, Segurança Alimentar e Nutricional, Habitação e Segurança Pública, e a capacitação dos agentes públicos envolvidos.

FONTE/CRÉDITOS: Ana Schoeller/Assessoria de Imprensa
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!