A informação chega primeiro aqui!

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024

Notícias Polícia

Forças de segurança do Brasil e Paraguai iniciam 36ª Fase da Operação Nova Aliança

Trabalho conjunto entre os dois países visa combater produção de maconha na região fronteiriça

Forças de segurança do Brasil e Paraguai iniciam 36ª Fase da Operação Nova Aliança
Divulgação/PF
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Polícia Federal e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD) deflagram nesta semana a 36ª fase da Operação Nova Aliança. A ação é fruto de acordo de cooperação internacional e conta ainda com apoio do Ministério Púbico Paraguaio e Força Tarefa Conjunta - FTC.

No caso da PF, a atuação ocorre em todo apoio logístico, com custeio integral da Nova Aliança. Destaca-se o auxílio no deslocamento das equipes que vão a campo, em locais de difícil acesso onde há produção de drogas. A condução dos agentes de segurança é realizada com aeronaves da Polícia Federal.

Além disso, há o envio de observadores brasileiros para acompanhar os trabalhos, que focam na incineração de milhares de pés do entorpecente, bem como na destruição dos acampamentos de traficantes localizados no país vizinho. Grande parte da droga produzida em terras paraguaias tem como destino facções criminosas que atuam no Brasil.

Dessa forma, a principal premissa do trabalho é evitar que uma grande cadeia criminosa atue, pois a droga é destruída antes de entrar em circulação.

A operação teve início na última segunda-feira. Apenas nos dois primeiros dias de trabalho, em 53 hectares de plantações de maconha foram erradicadas mais de 159 toneladas da droga e destruídos seis acampamentos que serviam de base para os traficantes. Além disso, 660 kg de maconha já pronta para a distribuição e 15 kg de sementes da droga também foram incineradas.

NÚMEROS - As 36ª Fase é a primeira de 2023. Nos dois últimos anos (2021/2022), foram erradicadas cerca de 10.757 toneladas de maconha que seriam destinadas às organizações criminosas voltadas ao narcotráfico no Brasil. São índices que apontam a eficiência da Operação Nova Aliança na de erradicação cultivos ilícitos de maconha

Dados do relatório do World Drug Report, publicado pela United Nations Office on Drugs and Crime – UNODC, 2021, em que se divulgou que em todo o ano de 2019 foram apreendidas aproximadamente 5.000 toneladas de maconha em todo o mundo, sendo tal resultado fruto de mais de 1.000.000 de ações policiais.

Assim, as ações de erradicação em cooperação entre a PF e a SENAD/PY  atingem números similares aos das apreensões de maconha em todo o mundo.

As ações de erradicação de cultivos ilícitos fazem parte da estratégia da Polícia Federal em combater esse tipo de crime em sua origem e estão alinhadas com as diretrizes da cooperação policial internacional que, juntamente com a descapitalização das organizações criminosas e prisões de lideranças, baseiam a atuação do órgão no enfrentamento ao tráfico de drogas, armas e às facções criminosas.

 

 

FONTE/CRÉDITOS: PF/Coordenação-Geral de Comunicação Social
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!