A informação chega primeiro aqui!

Quinta-feira, 28 de Setembro de 2023

Notícias Geral

Hospital Ruth Cardoso já fez captação de 34 órgãos em 2023

Só neste ano oito doadores foram contabilizados na instituição

Hospital Ruth Cardoso já fez captação de 34 órgãos em 2023
Rafael Mendes/Arquivo PMBC
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Hospital Municipal Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú, é referência em captação de órgãos em Santa Catarina. Em 2022, o Hospital Ruth Cardoso esteve entre os 10 do estado com maior número de captações, de acordo com os dados da SC Transplantes. Nesta terça-feira (30), o hospital chegou ao segundo coração captado de 2023, após o registro de uma morte encefálica.

Só neste ano, oito doadores foram contabilizados na instituição, gerando um total de 34 órgãos captados (10 córneas, 16 rins, seis fígados e dois corações). Desde 2017, foram feitas 94 captações no hospital. Para a doação, é imprescindível que haja autorização familiar, por isso a importância de avisar o desejo ainda em vida para os mais próximos.

“Doar órgãos é um ato de amor ao próximo em um momento que os familiares estão vivenciando uma situação difícil e dolorosa, isso nos mostra o altruísmo e a benevolência das pessoas na atualidade”, diz o diretor de enfermagem do HMRC, Ricardo Brodersen.

Doação de órgãos - A doação de órgãos é uma decisão da família, ato assegurado pela Lei nº 9.434, de 4 fevereiro de 1997, que institui a legalidade sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplantes e tratamento, caso seja de livre vontade e autorizado pelo doador ou familiar responsável.



FONTE/CRÉDITOS: Beatriz Nunes/Diretoria de Comunicação
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!