A informação chega primeiro aqui!

Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

Notícias Geral

Intercambistas compartilham experiências e revelam principais aprendizados

Tema será abordado na programação da Expo Intercâmbio, feira gratuita, que espera receber visitantes de todo o Estado

Intercambistas compartilham experiências e revelam principais aprendizados
Divulgação
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Segundo dados da pesquisa Selo Belta 2023, as principais motivações dos estudantes para a realização do intercâmbio são: oportunidade de conhecer países e culturas diferentes; interesse em investir em idiomas; e vivências uma experiência internacional que combina estudo, trabalho e turismo. E foram esses aspectos que incentivaram Heloise e Josias, que buscaram o intercâmbio para aprimorar o conhecimento e a desenvoltura na língua inglesa.

Heloise é professora de inglês e já fez cinco intercâmbios, três para os Estados Unidos e dois para a África do Sul. Já Josias foi para a Irlanda, onde ficou por dois anos trabalhando. Indicado para diferentes idades e propostas, ter uma vivência fora do país traz inúmeros benefícios. Esta será uma das abordagens compartilhadas na Expo Intercâmbio, que oferecerá diversas oportunidades para quem planeja ter a sua própria experiência no exterior. A feira é gratuita e ocorrerá em Blumenau, no dia 4 de maio.

Objetivo comum, destinos diferentes e a mesma conclusão: fazer um intercâmbio é uma experiência incrível, que transforma você em outra pessoa. “O intercâmbio te amadurece muito, te faz perceber quão grande é o mundo e te desafia a lidar com as dificuldades do dia a dia”, afirma Josias Miguel Kogi, de 23 anos, agricultor, natural de Bela Vista do Toldo, em Santa Catarina. Ele viajou para a Irlanda em 2021, com a intenção de passar oito meses, mas logo conseguiu trabalhar e ficou por dois anos.

“Fazer um intercâmbio sempre foi meu sonho, trabalhei e guardei dinheiro para viajar e depois de conhecer a Irlanda já penso em voltar, considero o país a minha segunda casa”, comenta Josias. Ele foi com o suporte da CI Blumenau e recebeu todo o apoio da agência.

Cinco intercâmbios na bagagem - A professora de inglês, Heloise Regis, 29 anos, já fez cinco intercâmbios: foi para Nova Iorque, Califórnia e Havaí, nos Estados Unidos, e duas vezes para a África do Sul. Em janeiro deste ano, pela primeira vez, foi como guia de um grupo de intercambistas para a África do Sul, com o apoio de Kesia Biondo, atualmente franqueada da Travelmate Blumenau. "A experiência de ser guia foi muito gratificante. No meu primeiro intercâmbio, para Nova Iorque, também optei por viajar em grupo devido ao receio de ir sozinha e acho que vale muito a pena", afirma Heloise.

Ela ressalta que aprendeu bastante em cada local que visitou. "Trabalhando com inglês regular e comercial, sempre encarei os intercâmbios como uma oportunidade de enriquecer meu conhecimento na língua. Não se trata apenas de aprimorar a fluência, mas também de incorporar aspectos como gírias e expressões. Percebo que isso tem contribuído significativamente para o meu trabalho”, comenta a professora, natural de Indaial, SC.

Feira traz oportunidades - Para trazer possibilidades diferenciadas a cidades e regiões com público potencial interessado em viajar para fora do Brasil, a Expo Intercâmbio reunirá mais de 12 instituições educacionais renomadas e algumas agências locais que apresentarão as melhores oportunidades para quem quer estudar, trabalhar e viajar para o exterior.

Na Expo Intercâmbio os visitantes poderão aproveitar a chance para conversar diretamente com representantes para conhecer os tipos de programas oferecidos, destinos, formatos, duração, níveis de idioma entre outras dúvidas que são bem comuns de quem se planeja para uma vivência internacional. “Na programação terão ainda bate-papos com intercambistas que também compartilharão suas experiências, contado um pouco da sua rotina internacional e dicas. Tudo isso para ajudar interessados a tomarem uma decisão mais assertiva, de acordo com as suas expectativas”, comenta Beto Bihari, sócio da Expo Intercâmbio.

A Expo Blumenau será no dia 4 de maio, no Quality Hotel, em Blumenau. A entrada é gratuita e é necessário fazer um rápido registro neste link: https://expointercambio.com/registre-se/. A programação da feira inicia às 14h.

Expo Intercâmbio - A Expo Intercâmbio é uma iniciativa da Path Business & Marketing Solutions, uma consultoria de negócios formada por três sócios, Beto Bihari, Cristina Martins e Rodrigo Collaro, com ampla experiência na indústria da educação internacional.

Serviço
O quê: Expo Intercâmbio Blumenau
Quando: 4 de maio, das 14h às 19h
Onde: Quality Hotel Blumenau, Rua Hermann Huscher, 670 - Vila Formosa, Blumenau, SC
Inscrições gratuitas: https://expointercambio.com/registre-se/

FONTE/CRÉDITOS: Alessandra Meinicke/Oficina das Palavras
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!