A informação chega primeiro aqui!

Sexta-feira, 12 de Julho de 2024

Notícias Política

Juliana Pavan convoca Secretários para esclarecer surto de sarna e contrato da nova UPA

Solicitação foi aprovada por unanimidade na sessão desta terça-feira

Juliana Pavan convoca Secretários para esclarecer surto de sarna e contrato da nova UPA
Biel Carboni/Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Após duas semanas sem aulas em várias unidades de ensino, devido a um surto de escabiose (sarna humana), Caroline Prazeres, Secretária de Saúde, e Otto Alfonso Thiel, Secretário de Educação, foram convocados pela vereadora Juliana Pavan (PSD) para prestar esclarecimentos sobre questões que preocupam o legislativo.

Nesta terça-feira, os secretários compareceram à comissão de educação. No entanto, para a vereadora Juliana Pavan, são necessários mais detalhes sobre como os problemas nos âmbitos da saúde e educação estão sendo tratados na cidade.

"São quase 100 casos notificados nas escolas e creches da cidade, e continuamos recebendo reclamações de pais e servidores quanto à sarna. Quais são os procedimentos adotados para garantir medidas eficazes que protejam a saúde de todos? Queremos acompanhar", afirmou Juliana.

Garantia da quantidade prevista de médicos na nova UPA - Inaugurada este mês, a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra já é alvo de uma discussão contratual entre a entidade gestora e a Prefeitura. Conforme reportagem do Portal Menina, a empresa Orion, vencedora da licitação, alega um “equívoco contratual” quanto ao número de médicos a serem contratados e pede um reajuste no valor do contrato. Segundo a empresa, o contrato previa uma equipe de três médicos clínicos gerais 24 horas por dia, mas não especificava que os três profissionais deveriam estar simultaneamente na unidade.

"Isso gerou uma diferença significativa no número de médicos para os 30 dias de UPA. Já nesses primeiros 21 dias, as contas não bateram", disse o responsável.

O valor de repasse anual para gerir a UPA da Barra é de R$ 8,5 milhões, e a empresa exige uma alteração no valor.

Juliana Pavan convocou então a Secretária de Saúde, Caroline Prazeres, para prestar esclarecimentos sobre a continuidade dos serviços na UPA e o risco de falta de atendimento. "Por enquanto, estão cumprindo o contrato, mas queremos garantir que as partes se acertem e a população não seja penalizada. Não queremos polemizar, mas sim, evitar problemas", finalizou a vereadora.

Após a aprovação unânime dos requerimentos em plenário, agora depende do Presidente David La Barrica (Patriotas) definir a data das duas convocações.

FONTE/CRÉDITOS: Marcia Paranhos/Assessoria de Imprensa
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!