A prefeita eleita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), e seu vice, Nilson Probst (MDB), marcaram presença na solenidade de abertura do XVIII Congresso Estadual das APAEs de Santa Catarina, realizada neste domingo (20), no Expocentro Júlio Tedesco. O evento, que reúne também o Fórum de Autogestão e Autodefensoria e o Fórum da Família, contou com a participação de cerca de três mil pessoas e a presença de diversas autoridades locais e estaduais, incluindo os deputados estaduais Paulinha (Podemos) e Mario Motta (PSD), o vereador Alessandro Teco(DC).
O Congresso, que ocorre a cada três anos, retornou ao formato presencial após a edição online de 2021, trazendo como tema central “Pessoa com deficiência: perspectivas contemporâneas nos diferentes ciclos de vida”.
Segundo a diretora da APAE de Balneário Camboriú, Sandra Luchtenberg, o evento reuniu mais de 200 APAEs de todo o estado, promovendo uma agenda de palestras e apresentações culturais, voltadas ao fortalecimento dos direitos e da autonomia das pessoas com deficiência. A entidade, é presidida por Margit Buckstegge.
Juliana Pavan, enquanto vereadora, preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Balneário Camboriú, e destacou a relevância do trabalho realizado pelas APAEs no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e inclusiva. “No ano passado realizamos uma importante audiência pública, sobre as necessidades no município para traçar metas, entre elas, a necessidade de um censo para aplicação de políticas públicas. Destaco aqui, o trabalho incansável que as APAEs realizam construindo uma sociedade mais justa e inclusiva, com direitos assegurados das pessoas e de suas famílias”, ressaltou a prefeita eleita.
Balneário Camboriú já havia sediado o Congresso das APAEs em 2006, e este ano foi novamente escolhida como cidade-sede, reforçando seu compromisso com a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência.
Comentários: