A informação chega primeiro aqui!

Sabado, 15 de Junho de 2024

Notícias Política

Juliana Pavan quer redução de burocracia para agilizar concessão do Bolsa Atleta

Vereadora sugere alteração no programa, com doze repasses mensais e digitalização do cadastro

Juliana Pavan quer redução de burocracia para agilizar concessão do Bolsa Atleta
Fotos: Biel Carboni\Divulgação
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O programa Bolsa Atleta em Balneário Camboriú tem enfrentado desafios significativos que afetam diretamente a comunidade esportiva local.  Por conta de atraso no lançamento do edital ou de questões burocráticas na documentação de alunos, os esportistas ainda não receberam os recursos desse ano. 

Para a vereadora Juliana Pavan (PSD) a situação vai além dos entraves comuns à máquina pública. Ela  considera urgente resolver os pagamentos tardios que estão prejudicando os atletas. 

"Estão querendo economizar o recurso da Bolsa, e quando "sobra" o dinheiro, é usado em quê?  Às alterações que defendo são necessárias para que o pagamento seja feito no prazo, com previsibilidade, para simplificarem os procedimentos e os atletas terem a condição de receber doze parcelas, ou, o valor total dividido proporcionalmente pelos meses que restam no ano.", aponta Juliana, 

A situação compromete um suporte financeiro essencial, já que os atletas dependem dos recursos para treinamentos, competições e outras despesas relacionadas ao esporte. A proposta visa otimizar esses procedimentos com medidas concretas para simplificar as etapas, como o envio digitalizado dos documentos e a renovação automática da concessão.

Multicampeão Douglas Hernandes destaca importância do Bolsa Atleta para competir - Passando por um treinamento em Portugal, Douglas Hernandes Mendes da Silva, de 22 anos, é uma das grandes promessas de Balneário Camboriú para o cenário esportivo mundial. Atleta do Instituto de Atletismo Balneário Camboriú (IABC), Douglas é um multicampeão com títulos nacionais, sul-americanos e internacionais. 

Competindo por Balneário Camboriú há cerca de sete anos, ele conquistou quatro títulos brasileiros, foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de 2023, participou de dois mundiais e acumula mais de dez títulos internacionais. Desde 2018, Douglas é reconhecido como o melhor atleta de Santa Catarina nos 400 metros rasos.

"Estou participando de algumas etapas do circuito mundial em busca da classificação olímpica. O principal objetivo dessa temporada na Europa é somar pontuação e melhorar minha marca para as Olimpíadas. A bolsa que serve como auxílio para custear algumas competições e materiais utilizados para os treinos", comentou Douglas.

Valor da bolsa defasado e ginásio "multi depósito de entulho" - Segundo a técnica da Fundação Municipal de Esportes, Daia Gamboa, a alteração da lei é de suma importância para garantir a continuidade dos pagamentos sem tanta burocracia, já que os atletas seguem competindo por temporadas.

 "Temos os mesmos atletas competindo por anos, então renovar o cadastro vai agilizar os trâmites e evitar o pagamento tardio, trazendo mais segurança. Outra reinvindicação que toda a comunidade esportiva faz é o aumento do valor da bolsa, que está defasado. Nas cidades vizinhas os atletas  recebem bolsas maiores e mais atrativas."

As reclamações da falta de apoio ao esporte ocorrem também quanto a estrutura física para os treinamentos , segundo a parlamentar. 

"Na últimas semana, nosso gabinete recebeu imagens do ginásio Multieventos Hamilton Linhares da Cruz, na Barra, em estado de abandono. "Parece mais um depósito de entulhos. Tem material de construção, com resto de obra espalhado, muita sujeira.  Banheiros, quadra, janelas, tudo destruído. Lamentável a falta de atenção ao esporte dessa gestão”, desabafa Juliana Pavan.

Juliana ressalta que o esporte não só representa Balneário Camboriú em competições, mas contribui para o desenvolvimento dos jovens e a reputação da cidade em âmbito nacional e internacional.

FONTE/CRÉDITOS: Marcia Paranhos\Assessoria de Imprensa
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!