Itajaí sedia nesta sexta- feira, 31, o lançamento regional do Movimento Humaniza Santa Catarina, que visa defender a democracia e combater o avanço do nazifascismo em nosso estado. O evento acontece a partir das 19h horas, no auditório do IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina, campi de Itajaí, avenida João Abrão Francisco, 3899, Ressacada.
O movimento Humaniza Santa Catarina foi lançado em Florianópolis no dia 22 de novembro do ano passado e já conta com a adesão de mais de 60 entidades e 600 personalidades. De lá pra cá um conjunto intenso de atividades já foi realizado no sentido de defender o estado democrático de direito e combater o avanço do nazifascismo em Santa Catarina.
Recentemente houve a cassação do mandato da vereadora Maria Tereza Capra / Dionísio Cerqueira e ameaças de morte a ela, às vereadoras Ana Lúcia/Joinville, Giovana/Criciúma, Carla/Florianópolis, Marlina/Brusque e ao presidente do PDT SC, Maneca Dias, atos denunciados pelo movimento e as entidades que o compõe.
Os organizadores entendem, portanto, que é fundamental ampliar, fortalecer e organizar de forma cada vez mais articulada a Defesa da Democracia, dos Direitos Humanos, da Paz e a eliminação do nazifascismo em nosso estado.
Recentemente o Partido dos Trabalhadores de Itajaí entrou com várias ações contra o movimento golpista e fascista que ocupou por mais de 70 dias vias públicas em frente a delegacia da marinha de guerra em Itajaí, obstruindo o trânsito, promovendo desordens e tornando inseguras às ações culturais realizadas do mercado velho, período em que artistas e moradores próximos sofreram agressões físicas por parte dos fascistas lá acampados ilegalmente.
Por este motivo, por ter sido o epicentro desses movimentos e ataques fascistas, e o combate a eles realizado pelo PT local, Itajaí sedia o encontro regional da foz do Itajaí, para lançamento local do movimento Humaniza Santa Catarina, aberto a todas personalidades e organizações sociais e políticas que tenham compromisso com a defesa da democracia.
Comentários: