A informação chega primeiro aqui!

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024

Notícias Polícia

Operação Quaresma inicia contra os maus-tratos de animais

A área de abrangência inclui os municípios que possuem regiões de cultura açoriana

Operação Quaresma inicia contra os maus-tratos de animais
Divulgação/PMSC
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Comando-Geral da Polícia Militar - Florianópolis - Por Marcelo Passamai em 10/03/2023 13:58:12
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) inicia esta semana a Operação Quaresma, que será realizada até 9 de abril. Com o apoio de órgãos da vigilância sanitária e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), a ação visa o cumprimento da Lei nº 9605/95, contra as práticas de atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, com pena de detenção de três meses a um ano, e multa.

A área de abrangência da Operação Quaresma inclui os municípios que compõem a circunscrição do 1º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), 3ª CRPM e 11ª CRPM, com especial atenção às regiões de cultura açoriana em ações de forma integrada com demais órgãos de fiscalização sanitárias estaduais e municipais.

Para o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, a operação representa a integração da PMSC com as demais forças de Segurança e dos órgãos fiscalizadores do Governo do Estado. "Estaremos fiscalizando diuturnamente as regiões de maior incidência anteriores de ocorrências, além das fronteiras e estradas de acesso secundário que possam ser utilizadas pelos suspeitos", afirmou.

A PMSC, ao lado dos demais órgãos envolvidos, se faz presente, nas ações de fiscalização, com emprego direcionado de suas unidades especializadas a fim de garantir que a prática não ocorra nas localidades onde ela é recorrente. Em 2022 apenas uma ocorrência foi registrada. É o menor índice dos últimos anos. Em relação aos anos anteriores, a PMSC registrou em 2021 seis ocorrências e, em 2020, foram 15.

A Lei nº 17.902 prevê aplicação de multa para pessoas que participarem da “farra do boi” em território catarinense, e também estabelece outras providências. O descumprimento da lei gerará ao infrator ou infratores, além das penalidades previstas nas legislações federais, multa pecuniária aos promotores e divulgadores, e multa a cada um dos demais participantes identificados.

O descumprimento da lei gerará ao infrator ou infratores, além das penalidades previstas nas legislações federais, multa pecuniária de R$ 10 mil aos promotores e divulgadores, e multa de R$ 1 mil a cada um dos demais participantes identificados.

Ações - Na quinta-feira, 9, o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) iniciou as ações relacionadas à Operação Quaresma. O ato foi marcado pela realização de fiscalização conjunta com a Cidasc, em Governador Celso Ramos, para coibir o transporte ilegal de animais para a farra do boi e contou com a presença do comandante do 11º Comando Regional, coronel Cleber Pires. Durante todo o período da Quaresma serão realizadas ações policiais com o objetivo de coibir o crime de maus-tratos.

Manutenção do status sanitário - A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc mantém 58 Postos de Fiscalização Agropecuária nas divisas com Paraná, Rio Grande do Sul e na fronteira com a Argentina, que controlam a entrada e a saída de animais e produtos e subprodutos agropecuários. Além disso, em Santa Catarina todos os bovinos e bubalinos são identificados e rastreados.

Há mais de 15 anos, o Estado se mantém livre de febre aftosa sem vacinação. O status sanitário diferenciado contribuiu para que Estado se tornasse um dos maiores produtores de suínos e aves do país e uma referência em sanidade e defesa agropecuária. 

O reconhecimento veio em maio de 2007 pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE e foi resultado de uma longa trajetória, iniciada em 1965. O status sanitário diferenciado logo se transformou em uma vantagem competitiva e Santa Catarina se tornou o maior exportador de carne suína e o segundo maior exportador carne de frango do país, alcançando os mercados mais exigentes do mundo.

 

FONTE/CRÉDITOS: Marcelo Passamai/Comunicação Social/PMSC
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!