O prefeito eleito de Camboriú, Leonel Pavan, participou nesta quinta-feira (12), de uma reunião estratégica com Paulo Bornhausen, secretário de Estado de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos. O encontro aconteceu na sede da SCPAR, no Centro Administrativo do Governo, em Florianópolis, e teve como pauta principal o Promobis (Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí).
O Promobis, uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (CIM-AMFRI), é um megaprojeto voltado para a transformação da mobilidade urbana nos 11 municípios associados.
Desenvolvido com apoio do Banco Mundial, o projeto busca oferecer soluções inclusivas, sustentáveis, resilientes e seguras para a Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí.
Entre os principais objetivos do Promobis estão a criação de um sistema de transporte coletivo multimodal integrado, com destaque para o Bus Rapid Transit (BRT) 100% elétrico.
Além disso, o projeto engloba a modernização da infraestrutura viária, com a implantação de corredores de mobilidade e obras de resiliência climática, promovendo um padrão internacional de mobilidade urbana.
O futuro secretário de Planejamento Urbano de Camboriú, Alexandre Metsger, também esteve presente no encontro. Ele reforçou que a nova gestão, que assumirá o comando da prefeitura em 2025, está analisando as melhores opções para o transporte público local e vê na integração ao Promobis uma oportunidade estratégica.
Segundo Leonel Pavan, o compromisso com a mobilidade sustentável será uma prioridade. “Nosso objetivo principal é conectar Camboriú a Balneário Camboriú e também temos interesse nesse novo modelo de mobilidade sustentável, garantindo qualidade de vida e eficiência para os moradores da nossa cidade”, destacou o prefeito eleito.
Comentários: