A atuação da Polícia Federal (PF) foi destaque no Brazil Forum UK 2024, evento realizado pela Universidade de Oxford, com o tema "O Futuro é brasileiro". O evento reuniu especialistas para discutir desafios e soluções para a conservação da Amazônia, focando nas conexões entre violência e desmatamento.
Durante o painel "Como Salvar a Amazônia? A Relação entre Violência e Desmatamento", o diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire, e a presidente da Funai, Joenia Wapichana, apresentaram iniciativas conjuntas para proteger a Amazônia e promover os direitos sociais dos povos indígenas.
Humberto Freire destacou as iniciativas e futuros projetos da Polícia Federal para reforçar a segurança na Amazônia, incluindo operações integradas com outras forças de segurança e parceiros institucionais, desde janeiro de 2023, como as operações na Terra Indígena Yanomami. Ele informou que já conseguiram reduzir em mais de 85% a atividade do garimpo ilegal, embora reconheça que ainda há desafios significativos a superar.
Além disso, durante o painel, foi apresentada a estruturação do "Plano Amazônia: Segurança e Soberania - Plano Amas", estabelecido pelo Decreto nº 11.614/2023. Esse plano prevê uma governança que abrange todos os níveis de governo e inclui um programa estratégico de segurança pública para a Amazônia, elaborado em colaboração com as forças de segurança dos nove estados da Amazônia Legal.
A partir desse instrumento, foram desenvolvidos nove planos táticos integrados de segurança pública para a região amazônica, seguindo as diretrizes do programa estratégico, que servem como base para a elaboração de planos operacionais conjuntos. O Plano Amas não apenas orienta as operações e os planos operacionais, mas também direciona as necessidades de investimento na região.
O Brazil Forum UK, tradicionalmente organizado por estudantes brasileiros no Reino Unido, proporciona um espaço crucial para discutir temas que impulsionem mudanças positivas no Brasil.
Mais informações no site: https://brazilforum.org/
Comentários: