A informação chega primeiro aqui!

Sabado, 15 de Novembro de 2025

Notícias/Segurança Pública

Polícia Militar encerra com sucesso a operação Oktoberfest 2025

PM cumpre dois mandados de prisão no mesmo local em Balneário Camboriú

Polícia Militar encerra com sucesso a operação Oktoberfest 2025
7ºCRPM/10ºBPM/Divulgação
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A 40ª Oktoberfest de Blumenau, que foi realizada entre os dias 8 e 26 de outubro de 2025, registrou um público de 689 mil visitantes que, segundo os organizadores, foi o maior dos últimos 16 anos. A maior festa alemã das Américas consolidou-se mais uma vez como referência nacional em segurança pública, resultado do trabalho integrado entre a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), demais órgãos de Segurança estaduais e municipais, com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina e a comissão de segurança do evento.

Com planejamento antecipado com a operação Festas de Outubro, a PMSC, por meio do 10° Batalhão de Polícia Militar, além do efetivo da unidade, empregou policiais de diferentes regiões do estado e contou com o apoio de unidades especializadas, como a Guarnição de Patrulhamento Tático Motorizado (Tático), a Guarnição de Rondas Ostensivas com Ações Motociclísticas (Rocam), a Cavalaria, o Canil e o apoio aéreo do Batalhão de Aviação (BAPM).

A PMSC manteve atuação estratégica em toda a cidade, atuando desde a fiscalização do cumprimento da Lei Seca, com barreiras nas vias de acesso, policiamento dentro e fora da festa, até o reforço do policiamento com sistemas de vigilância integrados, que auxiliaram na identificação e prisão de suspeitos. Entre os recursos utilizados estavam inteligência artificial, drones, totens de emergência e aproximadamente 330 câmeras com reconhecimento facial, garantindo monitoramento em tempo real em todo o entorno do Parque Vila Germânica e na rua XV de Novembro, assegurando tranquilidade e segurança aos cidadãos.

Leia Também:

O balanço final da PMSC indica que o número de ocorrências se manteve estável. Houve redução significativa nos furtos de celulares, que apresentaram baixa em comparação ao ano anterior. Por outro lado, os cumprimentos de mandados de prisão quase dobraram em 2025, com a ajuda da tecnologia de reconhecimento facial e a atuação ativa da PMSC nos arredores da festa.

Além disso, a posse de drogas manteve tendência de crescimento, totalizando 19 registros em 2025. Não foram registrados furtos ou roubos de veículos, tampouco ocorrências mais graves.

Destaca-se também a prisão de uma quadrilha especializada em furtos de celulares no primeiro fim de semana da festa, o que contribuiu para a recuperação de quase todos os telefones furtados no evento.

DOIS MANDADOS DE PRISÃO EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ - Durante o período diurno desta segunda-feira, dia 27 de outubro, a Polícia Militar cumpriu dois mandados de prisão em um condomínio situado na Avenida das Arapongas, em Balneário Camboriú.

Os homens, de 49 e 32 anos, possuíam mandados de prisão ativos, sendo um deles expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo pelo crime previsto no art. 214 do Código Penal (atentado violento ao pudor).

Ambos foram conduzidos ao Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, onde permanecem à disposição da Justiça.

FONTE/CRÉDITOS: 7ºCRPM/10ºBPM / Soldado Katharine de Paula Oliveira e COMUNICAÇÃO SOCIAL DO 12º BPM
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!