A informação chega primeiro aqui!

Quarta-feira, 19 de Junho de 2024

Notícias Economia

Portos de Santa Catarina cresceram 6,6% no primeiro trimestre de 2024

O resultado catarinense ficou acima do crescimento médio nacional

Portos de Santa Catarina cresceram 6,6% no primeiro trimestre de 2024
  Eduardo Valente / GOVSC
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os portos de Santa Catarina tiveram um primeiro trimestre positivo na movimentação de cargas. O movimento registrado nos primeiros três meses de 2024 foi de 15,2 milhões de toneladas, 6,6% maior que no mesmo período de 2023. O resultado catarinense ficou acima do crescimento médio nacional, que foi de 5,2%. Os dados foram apurados pela Gerência de Portos, da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), conforme informações divulgadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), nesta quinta-feira (9).

“É um dado satisfatório apresentado pelos portos catarinenses. O que só reforça a importância do setor para a economia catarinense e a iniciativa correta do governador Jorginho Mello de criar a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias”, avalia o secretário da SPAF, Beto Martins.

Na movimentação de contêineres (TEUs), os portos catarinenses movimentaram 6,4 milhões de toneladas, com crescimento de 3,8% em relação ao primeiro trimestre de 2023. O setor é responsável por 19,17% da movimentação nacional de contêineres.

A Portonave movimentou 305,2 mil TEUs, seguido por Itapoá com 269,5 mil TEUs e Imbituba com 16,7 mil TEUs. Os resultados significam 19,17% de toda a movimentação de contêineres, sendo o segundo maior estado do Brasil.

Entre o desempenho geral dos portos, São Francisco do Sul movimentou 4,5 milhões de toneladas, seguido por Portonave com 3,12 milhões de toneladas, Itapoá com 3,11 milhões de toneladas, Terminal Aquaviário de SFS (combustível da Petrobrás) com 2,2 milhões de toneladas, Imbituba com 2,2 milhões de toneladas, e outros terminais com desempenhos menores do que 75 mil toneladas.

FONTE/CRÉDITOS: Rafael Matos | SPAF
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!