A informação chega primeiro aqui!

Terça-feira, 22 de Abril de 2025

Notícias/Geral

Prefeitura de Balneário Camboriú apoia projeto da Udesc e UBV para crianças e adolescentes da Vila Fortaleza 

Projeto promoverá alfabetização audiovisual e sensibilização socioambiental por meio de oficinas 

Prefeitura de Balneário Camboriú apoia projeto da Udesc e UBV para crianças e adolescentes da Vila Fortaleza 
Divulgação PMBC
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Prefeitura de Balneário Camboriú é parceira do projeto Olhares da Vila, lançado na sexta-feira (4), no campinho de futebol da Vila Fortaleza. A abertura contou com a presença de membros da comunidade e representantes do governo municipal. 

A iniciativa promoverá oficinas semanais de alfabetização audiovisual e sensibilização socioambiental para crianças e adolescentes da Vila Fortaleza e do entorno da APA Costa Brava. Ao todo, serão realizadas quatro oficinas, cada uma com carga horária de 20 horas/aula, voltadas para participantes de 8 a 15 anos.

Idealizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Universidade do Bem Viver (UBV), o projeto começa na próxima quinta-feira (10), com encontros sempre às quintas-feiras pela manhã, respeitando o contraturno escolar dos participantes. 

Publicidade

Leia Também:

Como forma de apoio, a Secretaria de Educação cedeu um espaço do CEM Alfredo Domingos da Silva, no Bairro São Judas, para a realização das oficinas. A secretaria também será responsável pelo fornecimento de lanches aos participantes. 

“Projetos como esse geram impactos inimagináveis na vida de toda uma comunidade. Estamos felizes em colaborar com a academia nesta iniciativa fabulosa”, comentou a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso. 

A Fundação Cultural e a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família também contribuíram com materiais e dados para a implementação do projeto. 

Desenvolvimento Sustentável - Inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o projeto busca despertar o sentimento de pertencimento na comunidade, promovendo uma atuação consciente e sustentável junto ao meio ambiente. 

A proposta alia a linguagem multissensorial socioambiental a práticas como vídeo, fotografia, áudio e escrita, permitindo que os jovens expressem suas percepções e vivências sobre o lugar onde vivem. 

As oficinas terão como resultado materiais que serão apresentados tanto na comunidade quanto no campus da Udesc, e posteriormente disponibilizados em uma plataforma digital. O projeto também busca aproximar universidade e sociedade, promovendo o intercâmbio de saberes entre ensino, pesquisa e extensão. 

A ação está alinhada aos ODS 4 (educação de qualidade), 5 (igualdade de gênero), 13 (ação contra a mudança do clima), 16 (justiça e instituições eficazes) e 17 (parcerias para implementação), e está em conformidade com os princípios da Lei nº 9.795, que define a educação ambiental como essencial à qualidade de vida e à sustentabilidade.

“Acreditamos no potencial transformador do projeto, tanto pelo seu caráter inovador quanto por abordar temas de grande interesse dos jovens. Ele nos permitirá tratar de questões urgentes, como a crise climática, a valorização da cultura, entre outros assuntos relevantes”, ressaltou a diretora de Extensão da Udesc Balneário Camboriú, Débora Pontes Esteves.

FONTE/CRÉDITOS: Secretaria Municipal de Comunicação
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!