O contrato firmado com o Município é exclusivo para atender à população itajaiense em diversas áreas, como urologia, mama, ginecológica, ortopédica, vascular, cardíaca, otorrinolaringologia, entre outras. Cerca de 5 mil procedimentos devem ser realizados no mutirão. A expectativa da ação é chegar próximo de zerar as filas de espera da cidade em cerca de seis meses, agilizando procedimentos que foram impactados durante a pandemia de Covid-19.
“Nós estamos muito felizes em conseguir fazer esse mutirão e entregar esse serviço para a nossa comunidade. Nós temos filas de cirurgias represadas pelo menos desde 2018 e esta iniciativa vai nos ajudar a reduzir significativamente as filas. É uma conquista muito grande realizar um dos maiores mutirões que o município já teve nos últimos anos”, afirma o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.
Emoção em realizar o procedimento
Na fila de espera há mais de quatro anos para ser operada, a moradora do bairro São Vicente, Fernanda Koste Rodrigues, foi a primeira a entrar no centro cirúrgico em Brusque. “Em Itajaí, eu aguardava há quase dois anos, mas antes disso eu morava no Rio Grande do Sul e já estava há três anos na fila. Foi uma espera muito dolorosa e triste, porque eu tinha dor praticamente todos os dias, tomava remédios muito fortes para conseguir lidar. Receber a notícia do agendamento foi uma alegria muito grande. Eu havia acabado de tomar remédio quando chegou a mensagem. Enquanto falava com a equipe do Hospital Imigrantes eu estava chorando, muito emocionada”, recorda Fernanda.
Além da agilidade no atendimento, a paciente operada elogiou a estrutura do hospital. “Achei o hospital maravilhoso, uma ótima estrutura e o atendimento foi excelente. Fiquei muito feliz. A partir de agora é só alegria e tentar adicionar alguma atividade física, porque antes eu não podia por causa da dor. Estou muito otimista por essa recuperação”, comenta a paciente.
A Secretaria de Saúde de Itajaí também fornece transporte para todos os pacientes do mutirão que realizarem o procedimento em Brusque. Além do Imigrantes, também foi credenciado para o mutirão de cirurgias eletivas o Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, que irá alinhar com a Secretaria o início dos procedimentos para os próximos dias.
Comentários: