Balneário Camboriú participa, nos dias 27, 28 e 29 de setembro, do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC) com o programa Proteção Global - Apoio ao Imigrante, o qual foi selecionado para o Prêmio de Boas Práticas.
O evento é organizado pela Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), e tem como foco a inovação, a sustentabilidade e a gestão eficiente nos municípios.
Alinhado com o foco principal do congresso, o Prêmio de Boas Práticas, visa reconhecer as iniciativas inovadoras que promovem avanços significativos na gestão pública. No total 89 municípios catarinenses, 12 associações e consórcios inscreveram suas iniciativas.
Os projetos foram avaliados por uma comissão de especialistas da FECAM, CIGA, EGEM, da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), e do Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA), os quais selecionaram 50 de 305 projetos, que mais se destacaram na contribuição para o progresso da comunidade.
Os avaliadores levaram em conta sete critérios de seleção, que passam pela criatividade, replicabilidade e impacto social da medida, além do caráter inovador, envolvimento da população, economia e otimização de recursos financeiros e obtenção dos resultados almejados. As prefeituras e associações selecionadas apresentaram as iniciativas no COMAC-SC e ainda receberão um troféu e um certificado.
O programa Proteção Global - Apoio ao Imigrante, da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, tem como objetivo prestar auxílio aos imigrantes que chegam no município, com a regularização de documentos, organização de currículo para entrada no mercado de trabalho, a inserção nos programas do governo, cadastro único e atendimento psicológico.
Desde o início do programa, em 2022, até o momento foram realizados 10.688 atendimentos na unidade. A apresentação da iniciativa ocorre nesta quinta-feira (28), às 15h, na Arena Opus em São José, e será ministrada pela Alda Dudek, técnica responsável pelo programa, e contará com a participação da secretária Christina Barichello.
Comentários: