Você sabia que o afogamento é uma das principais causas de morte em crianças? Dados do Boletim Epidemiológico de Afogamentos no Brasil, divulgados em 2024 pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), mostram que três crianças e dois adolescentes morrem afogados todos os dias no país.
Dois terços das mortes em menores de 9 anos ocorrem em ambientes conhecidos, como a própria casa. Bebês estão em maior risco doméstico, com uma morte a cada dois dias. Entre as crianças de 4 a 12 anos, a maior incidência de afogamento ocorre em piscinas, rios, lagos e mares.
Dados do Ministério da Saúde apontam que, entre 2010 e 2023, o Brasil registrou um total de 71.663 mortes por afogamento. Foram quase 6 mil mortes de crianças entre 1 e quatro ano. Mas o que mais chama atenção é que mesmo sabendo nadar, essas crianças correm riscos.
O Projeto Afogamento Zero - Diante desse cenário alarmante, nasce o Afogamento Zero, um projeto inovador realizado pela Academia Estação Azul, que ensina crianças a se salvarem em situações de risco aquático. O curso estruturado para proporcionar segurança e confiança na água, preparando os pequenos para reações rápidas em emergências.
A coordenadora do projeto, Danielle Monegat, destaca um dos principais conceitos que norteiam as aulas: "Nem sempre saber nadar significa saber se salvar. O nado, claro, é uma forma de segurança, mas quando envolve uma situação de risco ou susto, saber se controlar e entender o ambiente é fundamental."
Metodologia focada na prática e em situações reais - O Afogamento Zero tem duração de 3 meses e é composto por aulas práticas e teóricas conduzidas por professores que também tem experiência como guarda-vidas. Segundo Danielle, 90% do programa é prático, pois as crianças de 06 a 12 anos absorvem melhor o aprendizado através da vivência. Durante as aulas, elas aprendem a flutuar, respirar corretamente, chegar à borda e agir em emergências.
O grande diferencial do programa é a simulação de acidentes reais, proporcionando uma experiência mais próxima do que pode acontecer no dia a dia. "A criança não estará de óculos e roupa de banho, mas sim com sua roupa do dia a dia, até mesmo de calçado. Vamos ensinar na prática como o peso das vestimentas influencia na flutuação e como retirar peças pesadas em caso de emergência", explica Danielle. Além disso, os pais também receberão orientações sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes. O programa envolve não apenas a criança, mas sim a família.
Impacto social e objetivo do projeto - Mais do que um curso de natação, o Afogamento Zero é uma iniciativa voltada à prevenção de acidentes e educação aquática. O objetivo é garantir que crianças tenham a oportunidade de aprender habilidades essenciais para sua segurança, especialmente aquelas que vivem em locais com acesso frequente a piscinas, rios e praias.
Segundo Marcos Tiago, idealizador do Afogamento Zero, o número de mortes por afogamentos em Santa Catarina durante a Temporada de verão foi um dos motivadores para o surgimento do Projeto. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, foram 38 mortes em 83 dias de Operação. Mais de 3,6 mil pessoas foram salvas pelas equipes que atuaram nas praias e rios. “A diferença entre um curso de natação e o Projeto, é justamente minimizar os riscos de acidentes. É um programa que inicialmente será voltado para crianças, mas pode ser expandido para outros públicos também,” explica.
Matrículas abertas - As inscrições para a primeira edição do Afogamento Zero já estão abertas. As vagas são limitadas para garantir a qualidade do ensino e o acompanhamento individualizado de cada aluno. A previsão é que as aulas comecem no início de maio! “O investimento para o participar do Projeto é muito menor que um curso de natação, mas quando se fala em prevenção e salvar vidas, não tem preço”, finaliza Marcos.
Para se inscrever basta entrar em contato pelo telefone: (47) 99633-3223.
SERVIÇO:
O QUÊ: Projeto Afogamento Zero
QUANDO: maio a julho/2025
ONDE: Academia Estação Azul – Itajaí
Comentários: