A informação chega primeiro aqui!

Quarta-feira, 19 de Junho de 2024

Notícias Política

Projeto de lei de Ana Paula Lima torna obrigatória a presença de fonoaudiólogos em UTIs

De acordo com a proposta, os pacientes internados nessas unidades podem apresentar dificuldades de comunicação

Projeto de lei de Ana Paula Lima torna obrigatória a presença de fonoaudiólogos em UTIs
Marina Ramos/Câmara Federal
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC) teve protocolado nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados, um projeto de lei de sua autoria que torna obrigatória a presença de fonoaudiólogos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) - adulto, pediátrico e neonatal, de hospitais públicos e privados, com assistência mínima de 12 horas diárias.

De acordo com o projeto, os pacientes internados nessas unidades podem apresentar dificuldades de comunicação, principalmente após terem sido intubados, e, também, para engolir (disfagia) alimentos e líquidos, o que pode trazer prejuízos para os pulmões, além da falta de nutrição e hidratação. A atuação de um profissional de fonoaudiologia nesses casos pode contribuir para a redução do tempo de internação dos pacientes e dos custos hospitalares.

"Além disso, o fonoaudiólogo tem papel fundamental de fornecer informações, esclarecimentos e indicações específicas sobre a melhor forma de comunicação com o paciente. Em casos de alterações neurológicas que provocam dificuldades de comunicação, é essencial intervenção fonoaudiológica para avaliação e reabilitação precoce", justifica a vice-líder do governo Lula na Câmara na apresentação do projeto de lei.



FONTE/CRÉDITOS: Dorva Rezende \Assessoria de Imprensa
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!