Balneário Camboriú deu um passo importante rumo à transparência e ao fortalecimento do controle social com a aprovação do projeto de lei de autoria do vereador Lucas Gotardo (Novo), que obriga a publicização de todas as auditorias realizadas pela Controladoria Geral do Município no portal da transparência.
Protocolado em 2019, o projeto enfrentou anos de espera até ser finalmente aprovado na sessão ordinária de ontem, 27 de novembro. A proposta, que foi defendida por Gotardo ao longo de seu mandato, reflete um compromisso com a modernização e a ética na administração pública, permitindo que cada cidadão tenha acesso fácil, direto e imediato às auditorias realizadas pelo poder público.
Segundo Lucas Gotardo, o objetivo é claro: “Queremos que a população saiba exatamente o que está acontecendo com os recursos públicos e tenha a capacidade de fiscalizar a atuação da gestão municipal. Essa lei coloca Balneário Camboriú em sintonia com os valores da transparência e da inovação.”
A nova norma determina que a Controladoria Geral divulgue, de forma organizada e em seção específica, informações como o número de referência, o órgão responsável, o objeto da auditoria, relatórios técnicos completos e as datas de início e término de cada análise. Com isso, a cidade ganha mais uma ferramenta para garantir a eficiência administrativa e a fiscalização cidadã.
A iniciativa é mais um reflexo da atuação fiscalizadora de Lucas Gotardo na Câmara, que tem pautado sua trajetória em ações que unem inovação, transparência e compromisso com Balneário Camboriú.
Agora, o projeto de lei aguarda ser sancionado pelo prefeito.
Comentários: