No mês de outubro, dedicado a campanhas de esclarecimento sobre o câncer de mama, a Unimed Litoral renova o alerta de que a melhor atitude é a prevenção, visando a detecção precoce.
Essa é a principal forma de câncer entre mulheres no mundo e a prevenção cotidiana, caseira, consiste no autoexame (palpação) das mamas, útil para detectar caroços e outras alterações, mas não substitui consultas e exames médicos regulares.
Os sintomas podem incluir a presença de um nódulo ou caroço na mama, nódulos nas axilas ou no pescoço, mudanças na forma ou tamanho da mama, secreção no mamilo, alterações na pele da mama e dor, entre outros.
Os fatores de risco são histórico familiar, idade avançada, predisposição genética, exposição a hormônios, obesidade e consumo excessivo de álcool.
Embora a maior quantidade de casos ocorra a partir dos 40 anos, o câncer de mama pode afetar mulheres em qualquer idade.
SAIBA MAIS
Quem deve realizar?
Anualmente, mulheres com idade entre 40 e 69 anos.
Como é realizado?
Através de um exame de imagem, a mamografia.
Quem tem prótese de mamas pode realizar a mamografia?
Sim. A prótese não impede a realização do exame.
Quem está amamentando pode fazer o exame?
Sim, a amamentação não impede a realização do exame.
Rastreamento em Oncologia
A Unimed desenvolve o Cuidar de Você – Programa de Rastreamento em Oncologia, um esforço permanente para rastrear e diagnosticar precocemente alguns tipos de câncer, dentre eles o de mamas, aumentando consideravelmente as chances de cura.
Saiba mais detalhes neste link https://site.unimedlitoral.com.br/cuidar-de-voce/
Comentários: