Um Projeto de Resolução que altera o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Camboriú deu entrada na Casa Legislativa, e tramita nas Comissões visando acabar com o voto secreto dos legisladores.
O documento propõe a exclusão do voto secreto para todas as votações nos casos previstos pelo regimento, entre eles a eleição da Mesa Diretora, votação de veto, e a cassação do mandato do prefeito, do vice-prefeito e vereador.
De acordo com o Vereador Amilton Bianchet – Mito (MDB), se aprovado, trará maior transparência aos atos políticos da Câmara, contribuindo de forma mais eficaz, com o fortalecimento do processo democrático.
Ainda de acordo com o parlamentar, as deliberações da Câmara devem ser abertas e públicas, primando pela transparência e publicidade, que devem reger a vida pública e o funcionamento das instituições públicas.
Segundo o vereador, “não se justifica mais nos tempos atuais manter voto secreto, afinal o povo que escolheu seus candidatos tem o direito de saber qual o posicionamento do vereador dentro do legislativo municipal.”
Comentários: