A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da BC Trânsito e Secretaria de Obras, orienta aos motoristas que trafegarem pela Avenida do Estado, próximo à esquina com a Rua São Paulo e Avenida Alvin Bauer, que redobrem a atenção ao passar pelo trecho. Isso porque, no sábado (26), teve início a instalação de caixas de captação no local, sendo necessário interditar duas das pistas de rolamento (um trecho de cerca de 40 metros) nas proximidades à obra. Cabe ressaltar que na Avenida Alvin Bauer, na altura com a 4ª Avenida, o acesso está restrito a moradores.
Os trabalhos foram retomados nesta segunda-feira (29) e a previsão é que sejam finalizados em dez dias, dependendo das condições climáticas. Até lá, haverá a interdição das pistas, sendo que a situação está sendo monitorada por agentes de trânsito, que estão no local para orientar os motoristas. A prefeitura pede a compreensão de todos.
A MELHORIA - As caixas - duas medindo 3 metros de comprimento por 1,5 metro de largura e 1,20 metro de profundidade, e uma de 2 metros por 2 metros, também com 1,20 metro de profundidade - têm a função de reter resíduos sólidos, evitando o entupimento da rede de drenagem. Com isso, ampliam a vazão da água da chuva e tornam as manutenções mais ágeis e eficientes.
Em maio, de forma pioneira na cidade, três caixas de captação foram instaladas na Rua Israel, no Bairro das Nações - local historicamente afetado por alagamentos em períodos de chuva intensa.
“Os benefícios das caixas de captação ficaram evidentes na Rua Israel durante as últimas chuvas fortes que, juntamente com nosso trabalho de limpeza na drenagem, contribuíram para que não fossem registrados alagamentos. Agora iniciamos na Avenida do Estado, mas já estamos estudando outros pontos da cidade considerados críticos para receber essas estruturas”, ressalta o secretário de Obras, Cristiano dos Santos.
Ele pontua que a ação reforça o compromisso da gestão municipal em modernizar e fortalecer a rede de drenagem, para que a cidade fique cada vez mais preparada para enfrentar as chuvas.
“Paralelamente, seguimos com a manutenção e limpeza diárias, recuperando pontos que há muitos anos não recebiam a devida atenção”, finaliza.
Comentários: