A informação chega primeiro aqui!

Terça-feira, 06 de Janeiro de 2026

Notícias/Geral

Balneário Camboriú realiza primeira internação involuntária de 2026

Apesar de já ter sido encaminhado para comunidades terapêuticas anteriormente,homem voltou às ruas da cidade

Balneário Camboriú realiza primeira internação involuntária de 2026
Marcos Brito/Divulgação PMBC
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta sexta-feira (2), a Prefeitura de Balneário Camboriú realizou a primeira internação involuntária de 2026. A ação é liderada pela Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, por meio do Programa Resgate a Vida BC.

O homem, de 46 anos, está há mais de 10 anos em situação de rua em Balneário Camboriú e tem histórico de uso de drogas, comportamento violento e passagens pela polícia.

Apesar de já ter sido encaminhado para comunidades terapêuticas anteriormente, voltou às ruas da cidade. Em razão do quadro clínico, a equipe multiprofissional — composta por enfermeiros, médico, psiquiatra e educador social — identificou a necessidade do procedimento involuntário.

Leia Também:

Ele foi abordado na Avenida Atlântica e levado, na sequência, para a sede da Abordagem Social, localizada na Rua Itália, Bairro das Nações. Após isso, houve o encaminhamento a uma clínica onde passará por um processo de desintoxicação por 90 dias.

Internações involuntárias em Balneário Camboriú - O Resgate a Vida BC é um programa lançado em 2025 que oferece acolhimento, tratamento e reinserção social a pessoas em situação de rua. No ano passado, foram realizadas quatro internações involuntárias por meio da iniciativa: três homens e uma mulher.

As internações involuntárias estavam suspensas em Balneário Camboriú devido a uma ação judicial que apurou suspeitas de tortura e maus-tratos nas abordagens nos últimos anos. Em 2025, o novo governo municipal debateu com o Ministério Público para retomar esse tipo de internação, com respeito às leis, à dignidade e à integridade das pessoas em situação de rua.

O município assinou um acordo com o MPSC que estabelece as regras para esse tipo de serviço e, em novembro de 2025, uma empresa foi contratada para a prestação do serviço.

FONTE/CRÉDITOS: Secretaria Municipal de Comunicação/Beatriz Nunes
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!