A Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, em Balneário Camboriú, conta com uma estante dedicada exclusivamente a autores e autoras locais. A estante faz parte do projeto Farol Literário, lançado pela Fundação Cultural nesta quarta-feira (29), Dia Nacional do Livro.
O projeto Farol Literário atende à Lei nº 5.009, de 27 de março de 2025, que instituiu o Programa de Incentivo à Literatura Local, objetivando incluir livros de autores residentes na cidade ou de membros da Academia de Letras de Balneário Camboriú no acervo das bibliotecas públicas municipais.
Já ocupam a estante, que ficará permanentemente na biblioteca, obras de mais de 80 escritores. Os livros podem ser lidos no local ou levados para casa, mediante empréstimo (saiba mais abaixo).
“O projeto Farol Literário, lançado no Dia Nacional do Livro, visa valorizar os escritores locais de Balneário Camboriú, com livros que foram adquiridos pela Fundação Cultural e também doados pelos próprios escritores locais. Balneário Camboriú tem autores best-sellers, que já possuem mais de um milhão de cópias vendidas. Então, a gente precisa dar visibilidade para que mais pessoas, especialmente quem mora aqui, conheça o trabalho desses escritores", ressalta o diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Müller Schroeder.
Ele reforça que o Programa de Incentivo à Literatura Local é muito importante para esta divulgação. "Neste sentido, a Fundação Cultural já está se programando para novas aquisições de acervo de escritores locais e também para, futuramente, serem distribuídos nas bibliotecas das escolas da rede municipal”, afirma.
O lançamento do Farol Literário ocorreu dentro da programação da “Semana Nacional do Livro e da Biblioteca”, que começou segunda-feira (27) e termina nesta quinta-feira (30). Organizadas pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural, as atividades comemorativas incluíram exposições, oficinas, declamação de poesia, apresentações teatrais e contação de histórias. Toda a programação é gratuita e realizada na Biblioteca Machado de Assis (confira no fim do texto o que está previsto para o último dia).
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (30)
10h - Abertura da exposição temática “Darksides” - temática para o Dia do Saci com livros e mangás para público jovem e adulto que curtem temas darks: terror, fantasia, sombrio, suspense, entre outros
16h - Palestras Associação de Surdos de Balneário Camboriú (ASBAC): “Educando as crianças surdas: caminhos, desafios e possibilidades” e Como ouvir o seu filho?, com Melânia Brustolin e Charles Saps
16h - Oficina Literatura Surda para Crianças
Onde: Biblioteca Municipal Machado de Assis (Terceira Avenida, esquina com a Rua 2500)
Sobre a Biblioteca Machado de Assis - Criada em 1º de outubro de 1968, por meio da Lei nº 87/1968, a biblioteca de Balneário Camboriú tem um acervo de cerca de 50 mil exemplares, formado por livros, periódicos, obras raras, gibis, multimeios, dicionários, enciclopédias e obras em braille dos mais diversos assuntos e temas.
Além de fazer empréstimos de obras, a população pode, no local, utilizar computadores com conexão à internet e mesas para estudos. Para se somar aos 22.595 usuários cadastrados, basta comparecer à Biblioteca portando documento original com foto e comprovante de residência. A partir daí, já será possível criar um cadastro para empréstimos feitos presencialmente ou fazer reservas pelo sistema on-line presente no link https://fcbc.pergamum.com.br.
Localizada na Terceira Avenida, esquina com a Rua 2500, a Biblioteca Municipal Machado de Assis funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h45.
Comentários: