Aguarde, carregando...

Sábado, 22 de Agosto 2026
Notícias/Variedades

Chama Crioula chega a Balneário Camboriú e marca início das festas farroupilhas

Festejos Farroupilhas serão realizados de 18 a 27 de setembro no município

Chama Crioula chega a Balneário Camboriú e marca início das festas farroupilhas
Divulgação PMBC
Imagens
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Neste sábado (22), o símbolo da identidade gaúcha, a Chama Crioula, chegou em Balneário Camboriú, marcando o início das festas farroupilhas na cidade. Acesa em Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, no dia 14 de agosto, a chama foi distribuída em forma de centelhas e transportada a cavalo para diferentes regiões.

A Cavalgada da Chegada da Chama Crioula começou às 9h deste sábado, com saída do Expocentro Júlio Tedesco, no Bairro Jardim Parque Bandeirantes, em direção ao Savana Garden, no Bairro Nova Esperança.

No local, a Chama Crioula foi recepcionada por autoridades da cidade e região, às 12h. O evento, com entrada gratuita, teve também show do grupo Os Aporreados.

Leia Também:

Para o vice-prefeito de Balneário Camboriú, Nilson Probst, a chegada da chama representa a união entre as cidades da região e a valorização das tradições.

“É muito importante manter essa tradição e reunir pessoas de várias cidades aqui em Balneário Camboriú. É uma grande festa gauchesca que teremos nos próximos dias, um encontro de todas as pessoas da nossa região”, destacou.

A diretora-presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Karoen Mello, ressaltou a alegria de receber a Chama Crioula no município e destacou a forte presença da cultura gaúcha na cidade.

“A Chama Crioula já tem 80 anos de tradição no Rio Grande do Sul e é um prazer trazer esse símbolo para Balneário Camboriú. Temos muitos gaúchos na nossa cidade, então é uma tradição que fala de união, família e fraternidade. É uma alegria poder receber a chama e celebrar essa cultura aqui”, afirmou.

A integrante do Grupo Parceria Campeira, Vânia Aldrighi da Rocha, de 41 anos, foi a primeira prenda a conduzir uma parte do trajeto da Chama Crioula até Balneário Camboriú.

“É uma alegria muito grande poder participar desse momento e ajudar a conduzir a Chama Crioula até a cidade. Convido todos a participarem das festas nos próximos dias e a celebrarem conosco essa tradição tão bonita”, convidou.

A Cavalgada da Chegada da Chama Crioula foi acompanhada pela Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito) durante todo o trajeto, garantindo a organização e a segurança viária dos participantes.

Festejos farroupilhas - A programação principal dos festejos farroupilhas na cidade ocorrerá de 18 a 27 de setembro, com o Acampamento Farroupilha em um novo endereço: uma área ao lado do Expocentro Júlio Tedesco. O espaço é mais amplo e tem menor vizinhança.

O evento, que chega à 14ª edição, é organizado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú em parceria com a Associação Gaúcha de Entidades Tradicionalistas de Santa Catarina (AGETSC), entidade selecionada por meio de edital de chamamento público.

FONTE/CRÉDITOS: Secretaria Municipal de Comunicação/Priscilla Gomes

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR