Na sexta-feira (22), a Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú e o 13° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) iniciaram a oficina “Bombeiro Sênior”. O serviço objetiva instruir e orientar os idosos sobre prevenção e intervenção em acidentes domésticos, melhorando a percepção de riscos, visando à longevidade e a qualidade de vida.
A oficina terá duração de três meses, com encontros todas as terças-feiras, das 14h às 17h, na sede do Corpo de Bombeiros. Os idosos receberão camiseta com nome e tipagem sanguínea estampada.
O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, falou da importância de formar uma equipe de idosos mais preparados em primeiros socorros. “Para nós, é uma grande honra firmar parceria com o Corpo de Bombeiros de Balneário Camboriú e formar idosos mais independentes e preparados para situações de emergência. Agradeço a toda a corporação por disponibilizar este serviço para os idosos de Balneário Camboriú”, frisou.
Para o subtenente e chefe da seção de Instrução e Ensino do BBM, Evandro de Mello Amaral, o objetivo da oficina é preparar o idoso na percepção de risco e formar cidadãos mais resilientes. “Neste curso ensinaremos o idoso a formar um plano de contingência, reconhecer os sinais de um AVC ou princípio de infarto, prevenção de incêndio, saber como usar o extintor, entre outras coisas. Serão momentos de aprendizagem, lazer e parceria”, concluiu.
Inscrita na oficina, Margarete Lemos Machado destacou que o objetivo de participar desta atividade é a busca de capacitação para situações de emergência. “Quero aprender mais sobre primeiros socorros para ajudar o outro e a mim mesma. Se eu souber como agir, terei mais calma para me socorrer e socorrer o outro em casos de incêndio, engasgos, vazamentos em botijões e problemas com panelas de pressão”, explicou.
Comentários: