Aguarde, carregando...

Terça-feira, 01 de Setembro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Segurança Pública

Contenção impede que rochas atinjam a via após desprendimento de talude da Rua Indonésia

Muro de gabião foi construído recentemente no local; nova limpeza geológica e ajuste de rochas serão realizados nesta terça-feira (1°)

Contenção impede que rochas atinjam a via após desprendimento de talude da Rua Indonésia
Priscilla Gomes/PMBC
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

Na noite desta segunda-feira (31), rochas se desprenderam do talude de uma encosta localizada na Rua Indonésia, no Bairro das Nações. A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Defesa Civil, informa que as medidas de contenção instaladas no local, como o retaludamento da encosta e o muro de gabião, impediram que os materiais atingissem a via.

O município registrou um acumulado de aproximadamente 74 milímetros de chuva nas últimas 48 horas, o que contribuiu para a movimentação do solo e o desprendimento das rochas.

Nesta terça-feira (1), uma nova limpeza geológica será realizada no local, além de um ajuste nas rochas situadas no lado direito do morro. A Defesa Civil seguirá acompanhando os trabalhos em conjunto com a empresa contratada pelo proprietário do terreno.

Leia Também:

Segundo o diretor da Defesa Civil, Ricieri Moraes, a equipe seguirá monitorando a encosta. “Nossa equipe vai permanecer atenta às condições da encosta e acompanhar a evolução do terreno. Neste momento, a prioridade é garantir a segurança dos moradores e avaliar qualquer nova movimentação que possa ocorrer após o período de chuvas”, afirma. 

Por medida de segurança, uma residência localizada na área de risco será interditada temporariamente. O imóvel é alugado e pertence ao proprietário do terreno. Os moradores foram orientados a deixar o local, como medida preventiva.

Entenda o caso - A encosta da Rua Indonésia, no Bairro das Nações, permanece sob monitoramento da Defesa Civil desde as fortes chuvas registradas em abril deste ano, quando um grande bloco de rocha se desprendeu do talude. Desde então, foram adotadas medidas preventivas para reforçar a segurança do local, incluindo a limpeza geológica da área, a instalação de barreiras do tipo New Jersey e, posteriormente, a execução de um muro de gabião telado.

A estrutura, com 35 metros de comprimento e três metros de altura, foi instalada para reforçar a estabilidade da encosta e reduzir o risco de novos desprendimentos. A intervenção foi executada pelo proprietário do terreno, sob fiscalização da Defesa Civil de Balneário Camboriú. Após a conclusão dos trabalhos, a via passou por limpeza e os procedimentos necessários para a liberação do trecho.

FONTE/CRÉDITOS: Secretaria Municipal de Comunicação/Priscilla Gomes

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR