Celebrado neste sábado (25), o Dia Nacional do Dentista reforça a importância do trabalho realizado pelos profissionais que atuam na prevenção e cuidados com a saúde bucal. Em Balneário Camboriú, a população pode contar com o atendimento gratuito e de qualidade oferecido no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que possui uma equipe preparada e qualificada.
O CEO atende desde crianças até adultos, em um espaço recém-reformado e entregue para a comunidade em junho deste ano. São realizados, em média, 1,3 mil atendimentos por mês na unidade.
O município conta com um Centro de Especialidades Odontológicas tipo 3 (caracterizada por ter sete ou mais cadeiras odontológicas), que atende com 15 especialistas em nove especialidades diferentes: endodontia, cirurgia oral, periodontia, prótese total e parcial, radiologia, odontologia para pacientes com necessidades especiais, estomatologia, odontopediatria e odontogeriatria.
A coordenadora do CEO e do setor de odontologia de BC, Iris Monia Steckelberg, que atua há 27 anos na rede, destaca a importância do município disponibilizar um serviço odontológico especializado para os moradores, que é considerado referência para muitas cidades.
“O CEO oferece atendimento gratuito e especializado à população, reduz desigualdades sociais ao garantir que todos tenham acesso a tratamentos odontológicos mais complexos com qualidade. Além disso, funciona como apoio técnico para as equipes de saúde bucal da atenção básica, garantindo a continuidade no cuidado da saúde bucal da população. A presença do CEO não só fortalece a rede de saúde bucal como também demonstra o compromisso do município com o bem estar da população, é um investimento que gera retorno social, econômico e humano”, ressaltou.
Dentista na rede municipal há 21 anos, Wilson Cabral considera o atendimento gratuito essencial para Balneário Camboriú, principalmente porque conta com profissionais qualificados e dedicados.
“Observando a realidade de outras cidades, percebemos que o que nós temos aqui é algo muito raro. A reforma da unidade era uma necessidade urgente e ela foi realizada, e realmente ficou muito melhor. A estrutura física melhorou bastante com relação a como estava e eu considero um ganho não só para os pacientes, mas principalmente para os profissionais, porque isso reflete a possibilidade de um trabalho de melhor qualidade, um trabalho de maneira satisfatória. É bom para a autoestima dos profissionais trabalhar em um local onde a estrutura esteja adequada”, destacou.
O atendimento infantil é uma das áreas de destaque do CEO, que conta com os programas Odonto Baby e Odonto Teen. A dentista Patrícia Fernanda Westphal Ardigo, que atua na rede há 28 anos, explica que o trabalho odontopediátrico envolve acolhimento desde a chegada da criança na recepção até a abordagem durante o atendimento.
“É sempre bom mostrar o que vai fazer, para a criança não se assustar e ir se adaptando, sendo feito todo o condicionamento. A prevenção para as crianças é tudo, e a gente já trabalha para que elas não tenham cáries, esse é o objetivo”, comentou.
Patrícia explica ainda que os pais e responsáveis podem procurar o atendimento odontológico para os pequenos, geralmente, a partir dos seis meses de idade. “Pode vir antes do aparecimento dos dentinhos, até para caso tiver alguma dúvida, pois é uma fase que se tem muitas dúvidas a respeito da saúde do bebê”, completou.
Os encaminhamentos para atendimento no CEO são feitos após atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Ao todo, são 17 profissionais distribuídos em nove UBSs, que realizam cerca de 2,2 mil consultas odontológicas por mês.
A UBS é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), onde são oferecidos atendimentos básicos, como profilaxias, restaurações, extrações simples e atendimentos de urgência. Quando necessário algum tratamento especializado, é feito o encaminhamento para o CEO. Também há uma equipe de bucal no Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), para atendimento exclusivo para pessoas acima dos 60 anos.
Apenas por meio do Odonto Baby, que atende crianças de 0 a 2 anos e seis meses, que não há necessidade de passar por uma uma Unidade Básica antes. O agendamento pode ser feito no próprio Centro de Especialidades Odontológicas, que está localizado na Rua Ceará, no Bairro dos Estados. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os telefones para contato são (47) 3261-6244 (Adulto) e (47) 3261-6291 (Pediatria).
Centro de Especialidades Odontológicas passou por reforma - O investimento na reforma foi de pouco mais de R$1 milhão, feito com recursos próprios e dos governos estadual e federal, por meio de emendas conquistadas pelos vereadores Kaká Fernandes e Eduardo Zanatta. A obra compreendeu a reforma total do telhado, rede elétrica e hidrossanitária, revitalização de toda a parte interna da unidade, troca de mobiliário e atualização do parque tecnológico, além da adequação do Centro Municipal de Esterilização.
Com a obra, foi adaptado um espaço para um centro cirúrgico e uma sala de sedação, além de uma sala para atender pacientes com necessidades especiais. Também foram adquiridas 12 novas cadeiras odontológicas e um aparelho de raio-X digital. As melhorias contemplaram ainda a volta dos programas Odonto Baby (0 a 2 anos e seis meses) e Odonto Teens (dos 6 aos 14 anos), com espaço adequado e acolhedor para atendimento de crianças e adolescentes.
Comentários: