Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰
A Guarda Municipal de Balneário Camboriú (GMBC) realizou, ao longo desta semana, um treinamento de Resposta a Agressor Ativo, com atividades teóricas e práticas voltadas à atuação em situações críticas. A capacitação foi ministrada por guardas municipais que integraram a comitiva enviada neste ano ao Condado de Broward, nos Estados Unidos, onde receberam instruções da Broward Sheriff’s Office (BSO).
A programação incluiu exercícios simulados para avaliar a atuação dos agentes diante de ocorrências de alta complexidade, com ênfase na agilidade da resposta, na segurança das equipes e na proteção das vítimas. O simulado foi realizado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), campus Balneário Camboriú, e reproduziu uma situação de ataque em ambiente escolar, exigindo intervenção imediata e atuação coordenada dos participantes.
O supervisor GM Alex Roussenq, integrante da comitiva, destacou a importância de compartilhar o conhecimento adquirido durante as capacitações.
“Fizemos durante essa semana o nivelamento anual das guarnições da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da GMBC, além de outros guardas municipais, trabalhando a temática de Resposta a Agressor Ativo. Durante toda semana, abordamos a teoria e a prática, com tomada de decisão em ambientes críticos. Nós tivemos um curso junto à Polícia Civil e também o curso na SWAT da Broward Sheriff’s Office, e hoje, multiplicamos esse conhecimento, com a dinâmica dos protocolos deles aplicados na nossa realidade do Brasil e da nossa legislação”, afirmou.
Na etapa prática, os agentes participaram de uma simulação de ataque com vítimas e agressores ativos.
O supervisor GM Eduardo Velásquez, que também participou da comitiva para a BSO, explicou como o cenário foi estruturado para testar a resposta operacional das equipes. “Nós procuramos montar um cenário o mais real possível, com crianças baleadas e os agressores ainda ativos. Trabalhamos desde o início da ocorrência, com recebimento da denúncia, os guardas municipais chegando, descendo da viatura, adentrando na sequência ao prédio, fazendo a verificação sala por sala, constatando todos os indícios e estímulos, finalizando com confronto e neutralização dos agressores. Depois disso fizeram a verificação e atendimento das vítimas, encerrando a ocorrência”, relatou.
O supervisor GM Jedean, participante do treinamento, ressaltou a contribuição da capacitação para a preparação dos agentes, especialmente diante da previsão de maior atuação da corporação nas escolas a partir de 2027.
“Foi uma semana intensiva de treinamento, onde recebemos a capacitação dos instrutores que estiveram nos Estados Unidos, trazendo uma gama de conhecimento para nós. Foi uma didática muito importante, principalmente pelo fato da GMBC estar se preparando para uma atuação mais próxima nas escolas a partir do próximo ano”, destacou.
A iniciativa integra as ações de qualificação da GMBC para aprimorar os procedimentos operacionais e preparar o efetivo para ocorrências de alta complexidade, com foco na resposta coordenada e na proteção de vidas.



Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se