O evento possibilitou conhecer a estrutura do curso, os conteúdos e a metodologia de funcionamento - que foram passados pelo professor e coordenador do Laboratório de Inovação e Tecnologia (LabTec) da Udesc, Me. José Carlos de Souza.
A aula inaugural foi ministrada pela professora Vanessa Simon com o tema: Empoderamento Feminino no TechDelas, que trouxe uma reflexão sobre o papel das mulheres e sua importância no processo de transformação.
A prefeita Juliana Pavan esteve presente no encontro e comentou sobre a importância do projeto para a inclusão das mulheres em um setor majoritariamente masculino.
Leia Também:
“É gratificante trazer essa oportunidade para que mais mulheres possam ingressar em uma área que ainda se vê muitos homens e pouquíssimas mulheres atuando. O TechDelas vem com esse intuito, de trazer uma nova virada, para que essas mulheres possam ingressar no mercado de trabalho e atuando em uma área que cresce em nossa região e no mundo. Estou muito feliz de participar desse momento, de oportunizar isso para 88 mulheres e já pensando inclusive ano que vem. Nós teremos aí muito mais mulheres participando e tantas outras ações também voltadas para a área da inovação”, ressaltou a prefeita Juliana Pavan.
O professor José Carlos afirma que a Udesc já realizou diversas parcerias com a Prefeitura, mas que esta tem um significado especial.
“Estamos cumprindo nosso papel de contribuir para a transformação da comunidade, pois essa é justamente a nossa missão: promover o desenvolvimento das regiões onde estamos inseridos. Esse curso, fruto de mais uma parceria com a Prefeitura, reforça esse compromisso. Nossa expectativa é que esta seja apenas a primeira de muitas edições e que novos projetos também possam nascer”, concluiu.
Brenda Medina, de 26 anos, trabalha como barbeira e é uma das alunas do curso. Apesar de não ter relação direta com a tecnologia, a área sempre chamou sua atenção.
“Se eu conseguir aplicar os conhecimentos na minha profissão, ótimo. Mas se surgir uma oportunidade na área, melhor ainda. Quero aproveitar o curso para agregar tanto no profissional quanto no pessoal, nas redes sociais, e tirar o melhor proveito dessa oportunidade”, disse Brenda.
“Quando vi esse curso no Instagram da prefeita Juliana, resolvi me inscrever. Minha expectativa é aprender mais, mesmo que eu ainda tenha receio de mexer no computador. Espero aplicar tudo no trabalho e, se possível, ajudar meus colegas de trabalho que também têm receio de usar a tecnologia. Para mim, aprender é um processo constante, e quero sempre avançar e compartilhar conhecimento”, ressaltou a professora de educação infantil Ivani Campos, de 53 anos.
O TechDelas é promovido pela Prefeitura, por meio das secretarias de Governo, Inovação e Orçamento (Segov) e Assistência Social, Mulher e Família, em parceria com o Laboratório de Inovação e Tecnologia (LabTec) da Udesc.
Ao todo, o curso terá 240 horas e será totalmente online com vídeos gravados, permitindo que as alunas tenham liberdade para escolher a melhor hora para aprender.
Comentários: