A informação chega primeiro aqui!

Sabado, 27 de Abril de 2024

Notícias Geral

Inventariante é condenado por danos ambientais em área de preservação permanente em Bombinhas

Para a implantação de um loteamento, foi feita a supressão da vegetação nativa em uma área de preservação permanente, bem como a canalização e o desvio de um curso de água

Inventariante é condenado por danos ambientais em área de preservação permanente em Bombinhas
Imagens que constam nos autos do processo 
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Código Florestal prevê que somente ocorrerá supressão da vegetação nativa quando for objeto de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ao meio ambiente. Em Bombinhas, o representante de um espólio foi condenado a elaborar e executar a recuperação de uma área de preservação permanente (APP) degradada para a instalação de um loteamento na praia de Zimbros. O projeto de recuperação deve ser elaborado por profissional habilitado e submetido à aprovação do órgão ambiental, sob pena de multa de R$ 1 mil por dia de atraso em caso de descumprimento da decisão. 

O inventariante - responsável pelo espólio - tem prazo de 90 dias, a contar da intimação da sentença, para apresentar o projeto ao órgão ambiental e terá que pagar indenização por dano coletivo no valor de R$ 50 mil. O montante será destinado ao Fundo para a Reconstituição de Bens Lesados (FRBL). 

A 1ª Promotoria de Justiça de Porto Belo apurou a degradação ambiental em um inquérito civil instaurado a partir de informação do Ministério Público Federal sobre a implantação de um loteamento na praia de Zimbros, em Bombinhas, que estaria provocando danos ao ecossistema, a utilização de retroescavadeiras para alteração da área de preservação ambiental e o desvio de um curso d'água.

Segundo o que foi apurado pela Promotoria de Justiça, o réu havia obtido da Fundação do Meio Ambiente de Bombinhas uma Licença Ambiental Prévia para a macrodrenagem do terreno para parcelamento do solo, o que foi aprovado. O inventariante pediu também a Licença Ambiental de Operação. 

Porém, não houve a autorização por parte do órgão ambiental do Município para suprimir vegetação em APP nem para retificar o curso d'água para a extrema do empreendimento.Um parecer técnico da Fundação do Meio Ambiente de Bombinhas mostrou que a área de preservação permanente situada no terreno -formada por um curso d'água em seu leito natural e mata ciliar em regeneração - foi totalmente suprimida, alterada e descaracterizada.  

Como sustentou na ação a Promotora de Justiça Lenice Born da Silva, não há dúvidas da degradação ambiental realizada pelo falecido Aloisio Camargo de Araujo na implantação do loteamento Acqua de Zimbros. A Promotora de Justiça reforça que o aterro e a canalização de curso d'água não se enquadram em nenhuma das hipóteses previstas de intervenção ou supressão da vegetação de proteção permanente, sendo ilegal e devendo ser desfeita. 

"O meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial  à sadia qualidade de vida, é direito de todos, deve ser defendido e preservado pelo Poder Público e pela coletividade para as presentes e futuras gerações, conforme preconiza a norma constitucional inserta no caput do art. 225 da Constituição da República", completa.  

O réu ingressou com um recurso - um embargo de declaração - contra a sentença, porém este ainda não foi analisado pelo Poder Judiciário. 

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Coordenadoria de Comunicação social do MPSC / Correspondente Regional em Blumenau
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!