A informação chega primeiro aqui!

Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025

Notícias/Variedades

Itajaí será palco da 5ª edição do Congresso Raízes de Gastronomia

O evento será realizado de 1º a 4 de novembro, no Centreventos e contará com a participação de seis estabelecimentos de Itajaí

Itajaí será palco da 5ª edição do Congresso Raízes de Gastronomia
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com o apoio do Município, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, acontecerá entre os dias 1º e 4 de novembro a 5ª edição do Congresso Raízes de Gastronomia, o maior do gênero no sul do país. O congresso se apresenta como um elo de negócios, encontros, diálogos e trocas de ideias, integrando todo o segmento e trazendo oportunidades de desenvolvimento para os empreendimentos. Somente de Itajaí, serão seis estabelecimentos participantes. 

Além de oferecer três palcos simultâneos com conteúdos diversos, o Congresso Raízes promoverá uma grande feira voltada à divulgação de marcas e produtos do setor. O evento envolve empresas, restaurantes, produtores, chefs e consumidores, potencializando oportunidades e fortalecendo a gastronomia regional. 

O evento ocorre em duas etapas - A feira, aberta ao público e com entrada gratuita, acontece de 1º a 4 de novembro e reunirá 120 empresas. Os estandes vão permitir ao visitante conhecer os produtores e suas histórias, além de oferecer degustações e venda direta. Uma praça de alimentação com 14 operações gastronômicas apresentará restaurantes, confeitarias, chocolaterias, sorveterias, padarias e bares de vinhos, cervejas, drinques e cafeteria, reunindo participantes de várias cidades. 

Já o congresso técnico será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, voltado aos profissionais do setor. A programação inclui palestras, aulas-show e workshops com especialistas que abordarão temas como técnica, produtos, inovação, sustentabilidade e negócios. Os ingressos são pagos e dão acesso a toda a programação técnica e aos conteúdos de formação. 

O Congresso Raízes surgiu em Lages, em 2021, e se consolidou como uma referência nacional em inovação, negócios e qualificação profissional. Em suas quatro edições, o evento gerou um impacto econômico de mais de R$ 1,7 milhão para a economia local, atraiu mais de 15 mil participantes e estabeleceu uma forte rede de parceiros estratégicos, como Sebrae, Senac, IFSC, Senar, Epagri, UFSC, Abrasel e GOVSC. 

Em 2024, o congresso migrou para Itajaí, ampliando seu alcance nacional. Com o tema “A Cozinha do Amanhã”, reuniu mais de 80 expositores e atraiu um público superior a 10 mil pessoas. 

Edição Comemorativa – 5º Ano “Entre Nós”  - Nesta edição, o tema é “Entre Nós”, que apresenta o conceito de Cozinha Regenerativa. Enquanto a sustentabilidade busca reduzir os impactos negativos, a regeneração vai além: tem como propósito restaurar, revitalizar e melhorar o que já existe, sejam os recursos naturais, as relações sociais ou a forma como produzimos e consumimos alimentos. 

A Cozinha Regenerativa olha para cada etapa da gastronomia, promovendo o bem-estar das pessoas, o fortalecimento das comunidades e o cuidado com o planeta. 

Leia Também:

Acesse os horários e a programação: Clique aqui 

FONTE/CRÉDITOS: Secom/Itajaí
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!