Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 11 de Setembro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Geral

Mutirão de DIU e Implanon atendeu mais de 60 mulheres em Balneário Camboriú

Esta é a 11ª edição da ação e foi realizada na Unidade Básica de Saúde do Bairro dos Municípios

Mutirão de DIU e Implanon atendeu mais de 60 mulheres em Balneário Camboriú
Marcos Brito/PMBC Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado (29), mais um mutirão de inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) e implante contraceptivo subdérmico - Implanon. A ação ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro dos Municípios e atendeu 63 mulheres previamente agendadas.

Ao todo, foram realizados 42 procedimentos de inserção de Implanon e 10 de DIU. Durante a ação, também ocorreram cinco retiradas de Implanon e quatro retiradas de DIU. Outras quatro mulheres também receberam orientações dos profissionais de saúde.

Os mutirões integram as estratégias da Secretaria de Saúde para ampliar o acesso de adolescentes e mulheres aos métodos contraceptivos de longa duração disponibilizados gratuitamente pela rede municipal. Esta foi a 11ª do mutirão neste ano e mais de 900 mulheres e adolescentes já foram beneficiadas pelas ações realizadas aos sábados.

Leia Também:

Entre as pacientes atendidas esteve Dara Ribeiro Pezzutti, de 18 anos, que aguardava há três semanas pelo procedimento e optou pelo Implanon. Ela conheceu a possibilidade de acesso ao método pela rede pública por meio das redes sociais e optou pelo implante por sua alta taxa de eficácia. “O atendimento está sendo muito bom e eles esclareceram muitas dúvidas. Para mim, ter acesso a esse método de forma totalmente gratuita é uma vantagem, porque a gente não gasta  e consegue se proteger”, contou.

Como solicitar - Para fazer o agendamento do serviço é necessário estar com o cadastro ativo e atualizado na rede municipal de saúde. A solicitação pode ser feita presencialmente na Unidade Básica de Saúde de referência. Fora das datas de mutirão, as inserções ocorrem nas UBSs, mediante agendamento.

Sobre os métodos - O DIU ofertado em Balneário Camboriú é enviado pelo Ministério da Saúde, destinado para jovens e mulheres com mais de 16 anos. Já o Implanon contempla pacientes de 12 a 48 anos, 11 meses e 29 dias, sendo oferecido com recursos próprios da Prefeitura de Balneário Camboriú para as adolescentes de 12 até 18 anos e por meio do Ministério da Saúde para as mulheres adultas.

Mutirão de DIU e Implanon atendeu mais de 60 mulheres em Balneário Camboriú
Mutirão de DIU e Implanon atendeu mais de 60 mulheres em Balneário Camboriú
FONTE/CRÉDITOS: Secretaria Municipal de Comunicação/Camila Madureira

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR