Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰
A natação em águas abertas da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú promoveu, neste sábado (24), uma ação alusiva ao Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A atividade ocorreu das 7h às 12h, na Praia Central, na altura da Rua 1400, e reuniu cerca de 70 participantes.
Após a atividade no mar - que desafiou os participantes a nadarem até a Ilha das Cabras -, a Rede Feminina de Combate ao Câncer realizou uma palestra com orientações sobre prevenção, que reforçou a importância do autocuidado e da atenção à saúde.
O treinador Juliano Laghi Pagnoncelli destacou a estrutura de segurança preparada para a atividade, especialmente diante das condições do mar durante a manhã.
“Pegamos o mar um pouco mexido, com uma correnteza mais forte, principalmente na entrada da ilha, onde também havia algumas ondas. Mas tivemos toda uma estrutura de segurança, com o apoio do Corpo de Bombeiros, jet skis, pranchões e, principalmente, das turmas mais experientes, que praticamente abraçam os nadadores mais novos. Esse apoio foi fundamental para que a atividade ocorresse com segurança. É algo que procuro incentivar no grupo: quem sabe mais cuida de quem sabe menos. Isso acaba criando naturalmente uma cultura de cuidado mútuo, em que um olha pelo outro dentro da água”, afirmou.
A iniciativa também aproximou a prática esportiva da conscientização sobre a saúde feminina. Segundo o treinador, a proposta é aproveitar o alcance da modalidade no município para ampliar o diálogo sobre a prevenção, e envolver não apenas as mulheres, mas também familiares.
“Acho importante que a gente aproveite todas as oportunidades para chamar a atenção para a prevenção. Por isso, usamos a natação em águas abertas, uma atividade que hoje desperta muito interesse no município, para unir essa prática à campanha Outubro Rosa. São duas ações que se complementam. No nosso grupo de natação, a grande maioria é formada por mulheres, o que é muito legal, mas também temos maridos e pais que precisam estar envolvidos e ter conhecimento sobre a importância da prevenção”, ressaltou Juliano.
A natação em águas abertas também registra crescimento em Balneário Camboriú. De acordo com o treinador, o grupo conta atualmente com mais de 450 alunos cadastrados. Durante o inverno, entre 60 e 80 nadadores participam das atividades em sistema de rodízio. Para o verão, a expectativa é superar 200 participantes. A modalidade também atrai pessoas de outras cidades e estados, inclusive nadadores de regiões sem litoral que buscam desenvolver confiança e segurança para nadar no mar.
Moradora de Balneário Camboriú, Gisele Pena, de 36 anos, pratica natação em águas abertas há dois anos e destaca os vínculos criados entre os participantes. Para ela, a atividade vai além do esporte e contribui para mudanças no estilo de vida, com incentivo à saúde, à convivência e ao apoio mútuo.
“Este grupo se tornou uma grande família, em que todo mundo se ajuda. A natação transformou meu estilo de vida. É um esporte que levamos para a vida, pelas amizades, pelo apoio e pelo trabalho em equipe. Isso também está diretamente ligado à proposta do evento, que é incentivar o autocuidado e a saúde. Fazer parte de tudo isso é uma alegria”, afirmou Gisele.



Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se