Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰
Cerca de 500 estudantes participaram das atividades de uma nova etapa de circulação do projeto Percussão Catarina Especial, que levou oficinas de percussão afro-brasileira a instituições de educação especial de quatro municípios catarinenses. Ao longo das ações, a iniciativa passou por Balneário Piçarras, Itajaí, São Francisco do Sul e Balneário Camboriú, proporcionando experiências de aprendizado, experimentação e expressão musical para pessoas com deficiência. Desde a sua concepção, o projeto foi elaborado para atender exclusivamente o público da educação especial, funcionando como uma grande contrapartida social enquanto natureza mesma da proposta cultural.
As atividades foram realizadas nas APAEs de Balneário Piçarras, Itajaí, São Francisco do Sul e Balneário Camboriú, além do Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (CEMESPI) e do Instituto Sorrir, também em Itajaí. Coordenadas pelo músico e educador musical Luciano Candemil, as oficinas foram desenvolvidas especialmente para o público atendido pela educação especial, com propostas que valorizam a participação de cada estudante e suas diferentes possibilidades de interação com a música.
Durante os encontros, os participantes tiveram contato com instrumentos de percussão e ritmos afro-brasileiros, explorando sons, timbres, movimentos e diferentes formas de execução. A proposta utiliza a prática musical como ferramenta de comunicação e expressão, estimulando a percepção sonora e corporal, a criatividade e a interação coletiva.
Um dos diferenciais do projeto está na diversidade de instrumentos e nas possibilidades de adaptação utilizadas durante as oficinas. A metodologia considera as características e necessidades dos participantes, permitindo que pessoas com diferentes condições físicas e cognitivas possam experimentar os instrumentos e participar ativamente das atividades. Dessa forma, a inclusão não se limita ao acesso à oficina, mas está presente na própria construção da experiência musical.
Para Luciano Candemil, Doutor em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), levar as oficinas diretamente às instituições de educação especial é uma maneira de ampliar as oportunidades de acesso à cultura e reconhecer as pessoas com deficiência como participantes ativos da produção e da vivência artística.
“Alcançar esse grande número de alunos dessas instituições é uma grande honra para o projeto e motivo de muito orgulho. Fazemos esse trabalho com muita responsabilidade e ver o engajamento dos estudantes, perceber como a música os toca e sensibiliza é muito emocionante”, afirma.
Com aproximadamente 500 estudantes atendidos nesta etapa, o Percussão Catarina Especial reforça a importância de iniciativas culturais que consideram a diversidade dos públicos e criam condições para que mais pessoas possam vivenciar a música, experimentar novas formas de expressão e participar da vida cultural.
O projeto Percussão Catarina Especial é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91 - Lei Rouanet), com patrocínio da JBS Terminais, Pac Log Logística e Hangaragem Ltda. e do Grupo Promenac Camvel.








Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se